Trump muda o tom em relação a possível ataque à Síria

Trump muda o tom em relação a possível ataque à Síria

Trump muda o tom em relação a possível ataque à Síria

O Presidente dos EUA disse que vai reunir-se hoje com os seus conselheiros sobre assuntos da Síria para decidir "em breve" uma eventual ação militar, para punir o regime de Bashar al-Assad, que acusa de utilizar armas químicas.

Em 2017, Trump lançou um ataque de míssil de cruzeiro contra uma base aérea na Síria, em retaliação a um ataque com gás sarin que as Nações Unidas, mas tarde, atribuíram ao regime de Assad. "Vocês não deviam ser parceiros de um animal que mata as pessoas com gás e gosta de fazer isso". Seja como for, os EUA, sob a minha administração, fizeram um grande trabalho em livrar a região do DAESH. "Responderemos oportunamente, quando considerarmos que será mais útil e eficaz", acrescentou.

"Temos provas de que, na semana passada, foram usadas armas químicas, ao menos cloro, e que foram usadas pelo regime de Assad", afirmou Macron em uma entrevista transmitida pela TV.

Também a chanceler alemã, Angela Merkel, falou sobre a questão síria esta quinta-feira.

A porta-voz da diplomacia russa Maria Zakharova, falando sobre as ameaças de intervenção militar norte-americana, pediu ao Ocidente que "pense seriamente" nas possíveis consequências de qualquer ataque.

Denúncias anteriores de uso de armas químicas por Damasco acabaram sendo deixadas de lado por pressão russa, que tem poder de veto no Conselho de Segurança da ONU. A França já participa da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e criada em 2014 para combater o grupo terrorista "Estado Islâmico" na Síria e no Iraque.

Brasil amplia desigualdade em quase todas as regiões do país
A região Sul (66,0%) teve o maior percentual de pessoas com algum rendimento, e a Norte (52,6%) e a Nordeste (56,5%), os menores. No Nordeste , o salário da mulher equivalia a 84,5% do salário do homem em 2017, enquanto no Norte este percentual era de 87,9%.

Eduardo Barroso diz que "Bruno de Carvalho não merece ser linchado"
Jorge Jesus aproveitou a conferência de imprensa para reafirmar que estava "ao lado dos jogadores" e que "este é o lado do Sporting".

Ex-presidente Lula passa a primeira noite preso
Todos colocaram na capa imagens do ex-presidente, citaram sua biografia e as repercussões políticas em torno do episódio. De acordo com o coordenador do MBL no Estado, Lucas Santos, cerca de 35 pessoas estão neste momento participando do ato.

O diplomata russo também disse que a Rússia havia solicitado uma reunião pública do Conselho de Segurança sobre a Síria com o secretário-geral da ONU, António Guterres, na sexta-feira. Ele deverá intervir "num futuro próximo", afirma Vassily Nebenzia.

"A Rússia promete derrubar todos e quaisquer mísseis disparados contra a Síria".

Para o presidente sírio, qualquer ação na região pode trazer mais instabilidade para a região. "A situação atual é muito tensa", afirmou Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, expressou preocupação nesta quinta pela "disputa de queda de braço" entre algumas potências estrangeiras, enquanto que os elementos de uma resposta coordenada entre os ocidentais se encaixava.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) teve acesso a informações das organizações no terreno, que concluíram que pelo menos 500 pessoas em Ghouta foram vítimas de um ataque químico, que Moscovo defende não estar ligado ao Governo de Assad.

Nesta manhã, o governo russo já tinha feito uma advertência para o perigo de qualquer ação no país.

Related news