Produção cresce 12% e Governo anuncia safra recorde de soja em MS

Produção cresce 12% e Governo anuncia safra recorde de soja em MS

Produção cresce 12% e Governo anuncia safra recorde de soja em MS

A estimativa atual da colheita de grãos no Brasil deverá manter o recorde de segunda maior safra da história, com uma produção de 229,5 milhões de toneladas. "A notícia é de uma supersafra da oleaginosa em Mato Grosso do Sul e os agricultores são os grandes responsáveis por números pujantes", afirma.

Com menos 9,5% de área de produção em 2017/2018 (somando 728,4 mil hectares), o milho deve atingir uma produtividade total de 6,5 mil kg/ha (queda de 13,2% frente à safra anterior) e chegar a 4,7 milhões de toneladas apenas - 21,5% menor do que 2016/2017. Já a produtividade deve ficar 13% mais baixa que no ano passado, diminuindo de 3,3 mil kg/ha para 2,9 mil kg/ha.

De acordo com o órgão, apesar da queda de 3,4% em comparação à safra passada, que chegou a 237,7 milhões de toneladas, o número é ainda bastante elevado se considerada a média de produção no Brasil em condições atmosféricas normais.

Trump revela data do encontro com Kim Jong-un
Além disso, o evento aconteceria sem os meses de trabalho prévio geralmente registrados para cúpulas deste tipo. O ditador referiu-se ao encontro inédito com a expressão "perspectivas de diálogo".

Ronaldo explica golo monumental na primeira pessoa — Vídeo
Ajudei a equipe com dois gols, foi uma ótima noite - disse o atacante em entrevista à Uefa. Estou muito feliz e emocionado.

Ricciardo sets the pace in first practice session
If there was a race in which McLaren did not need to be beaten by Toro Rosso at the start of the season, Bahrain is probably it. Hamilton remains on course, though, to equal Raikkonen's record of 27 consecutive finishes in the points.

Titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, citou pontos importantes que têm contribuído para os números atuais.

Ainda conforme a associação, o estoque final da safra 2017/18 deve totalizar 6,065 milhões de toneladas, ante 6,353 milhões de toneladas previstas anteriormente. Até março, a projeção era de 114,7 milhões de toneladas. Conforme relatório da Conab, o desempenho é "resultado do avanço da colheita da soja e do milho primeira safra, que tem confirmado boas produtividades e uma estimativa maior da área de milho segunda safra". Entre eles, os recursos aportados para o setor por meio do Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), e a linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), que tem financiado projetos de produtores locais. Já a produtividade recorde da safra passada, que foi beneficiada por um excelente clima, não se repetiu agora, mesmo com a situação climática considerada boa na maioria das regiões produtoras. A expectativa agora é de uma colheita de 117,4 milhões de toneladas. "Estamos em um processo de plantio do milho segunda safra, em uma janela mais curta, porque houve atraso de plantio da primeira safra". O feijão segunda safra também obteve bom desempenho e deve colher 1,29 milhão de toneladas, com aumento de 7,3%. A área estimada sinaliza um aumento de 0,8% comparado ao período anterior, atingindo 61 milhões de hectares.

Também houve aumento da área plantada de soja, sendo estimado em 3,5% em relação ao ano passado, atingindo 35,1 milhões de hectares.

Related news