Morre Milos Forman, diretor de 'Amadeus', aos 86 anos

Morre Milos Forman, diretor de 'Amadeus', aos 86 anos

Morre Milos Forman, diretor de 'Amadeus', aos 86 anos

Estreou como cineasta em 1963 com O ás de espadas. Diretor de sucessos como 'Um Estranho no Ninho' e 'Amadeus', Forman faleceu após uma breve doença. O seu último filme, Os Fantasmas de Goya, data de 2006.

Antes de mudar para os Estados Unidos, Forman estudou na Academia de Filmes de Praga e foi líder da "Nova Onda Tcheca" no cinema na Checoslováquia, ao lado de diretores como Ivan Passer, Vera Chytilova e outros.

Após episódio polêmico, Anitta diz: "Confundi hanseníase com ranço"
" Galera, no último Anitta Entrou no Grupo eu errei ao dizer 'pessoa hanseníase' em vez de dizer pessoas que tenho ranço ".

Ataque à Síria "pode ocorrer muito brevemente ou não" — Trump
Antes de entrar para a reunião, Trump disse a repórteres na Casa Branca que "uma decisão seria tomada em breve". Trump reagiu-lhes com violência: "A Rússia promete abater todos os mísseis atirados contra a Síria ".

Mariah Carey abre o coração e revela ter transtorno bipolar
Era um fardo muito grande de se carregar, e eu simplesmente não poderia fazer isso novamente. Achar esse equilíbrio é o mais importante. "Eu me sentia sozinha e triste".

Nunca perdeu, contudo, o sentido de humor boémio e a capacidade de olhar para o mundo com um sorriso mais ou menos escarninho. Em 1968 voltaria a ganhar o mesmo prêmio com O baile dos bombeiros, de sátira ao regime comunista e que foi banido temporariamente no país. Em 1975 realiza "Voando sobre um Ninho de Cucos", com o ator Jack Nicholson, com o qual ganharia o primeiro Óscar de Melhor realizador.

Apesar de ter sido nos EUA que obteve os seus maiores triunfos - cinco Óscares para Voando sobre um Ninho de Cucos, filme emblemático do cinema americano dos anos 1970, e oito para Amadeus, adaptação da peça de Peter Shaffer sobre a rivalidade entre Mozart e Salieri -, pelo final da sua carreira Hollywood deixara de se interessar por ele. Ao todo, o cineasta venceu dois Oscars e dois Globos de Ouro. Forman não mudara, mas o mundo à sua volta sim, e mesmo o olhar que lançava sobre a América que o adoptara parecia estar fora de tempo.

Related news