Ibama paralisa operações da Anglo American após novo vazamento

Ibama paralisa operações da Anglo American após novo vazamento

Ibama paralisa operações da Anglo American após novo vazamento

BELO HORIZONTE E SÃO PAULO - (Atualizada às 12h37) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu a autorização para a mineradora Anglo American operar seu mineroduto, que liga Minas Gerais ao litoral do Rio de Janeiro. O Ibama deu o prazo de dois dias para empresa apresentar as justificativas para o acidente.

A ocorrência é a segunda registrada na região em 17 dias.

Os técnicos do NEA fizeram as vistorias entre sexta-feira e este sábado.

As autoridades e órgãos competentes foram avisados imediatamente após identificado o vazamento.

O primeiro vazamento, que aconteceu no dia 12 de março na região da Zona da Mata, levou poluição ao Ribeirão Santo Antônio. Ontem, o vazamento teve duração de aproximadamente cinco minutos e foi estancado. Segundo informou a empresa à Semad, na quinta-feira vazaram "647 toneladas de polpa de minério, sendo que 174 toneladas do material atingiram o Ribeirão Santo Antônio do Grama, enquanto 473 toneladas vazaram em uma propriedade rural particular". A Anglo American é reincidente e está sendo investigada desde o primeiro rompimento do duto.

Mano evita apontar erros do Cruzeiro e assume culpa pela derrota
No segundo tempo, o Cruzeiro voltou um pouco mais atento e encorpado na partida. Os erros foram cometidos por mais de um jogador do sistema defensivo.

Greve de comissários afeta operações da Ryanair para Portugal na Páscoa
Alémdesta susbtituição de grevistas, a Ryanair já detém um longohistorial de acusações de violação da lei nacional, um dos motivos avançados no pré-aviso de greve.

Juros médios sobem apesar de cortes na Selic e inadimplência menor
Em relação a 2018, a estimativa para a inflação medida pelo IPCA caiu para 3,8%, ante 4,2% no encontro de fevereiro. Explicada a clara sinalização para a próxima reunião do Copom , o BC se debruçou então sobre os passos seguintes.

O órgão ambiental também determinou que a empresa apresente, em 48 horas, laudo com a descrição dos danos provocados em decorrência do acidente e detalhamento das medidas de mitigação, controle e reparação que estão e serão realizadas pela companhia.

O abastecimento de água em Santo Antônio do Grama não foi interrompido como da primeira vez porque agora a captação é feita no Rio Salgado.

"A mineradora deve fornecer as coordenadas geográficas dos pontos onde o mineroduto passa por áreas povoadas, identificando os locais onde estão instalados os tubos do mesmo lote daqueles que se romperam", completou a Semad. O vazamento anterior, ocorrido em 12 de março, durou 25 minutos e despejou 300 toneladas de minério de ferro no solo.

A Mineradora Anglo American informou na última sexta-feira (30/3) que voltou a paralisar as atividades após registrar um novo vazamento neaquinta-feira (29). A paralisação durará um mês, enquanto a empresa realiza testes de segurança no mineroduto do Minas-Rio, que percorre 529 quilômetros entre Conceição do Mato Dentro (MG) e o porto do Açu, em São João da Barra (RJ).

Related news