Aloysio sobre proposta de fechar fronteira com Venezuela: 'tenha santa paciência'

Aloysio sobre proposta de fechar fronteira com Venezuela: 'tenha santa paciência'

Aloysio sobre proposta de fechar fronteira com Venezuela: 'tenha santa paciência'

A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), deu entrada nesta sexta-feira (13) com pedido de tutela provisória ao Supremo Tribunal Federal para que a fronteira do Brasil com a Venezuela seja fechada temporariamente para impedir a entrada de imigrantes pelo estado. A relatoria da ação é da ministra Rosa Weber. Para ela, o governo federal tem se omitido diante da explosão do fluxo migratório.

"Além de estar prejudicado financeiramente, Roraima está de mãos atadas pois não pode controlar a fronteira nem implantar barreira sanitária, que são competências da União", disse mais cedo Suely Campos. Ela lembrou que, embora seu governo já tivesse decretado emergência social em dezembro, apenas em fevereiro deste ano foi editada a Medida Provisória 820/2018, que versa sobre assistência emergencial para acolhimento a pessoas em situação de vulnerabilidade decorrente de fluxo migratório provocado por crise humanitária.

"Nada de efetivo foi implementado até o momento, mesmo após a Medida Provisória, a não ser a transferência de apenas 266 venezuelanos para os estados de São Paulo e Mato Grosso, o que representa um fator ínfimo, considerando os mais de 50 mil que, muitos deles, perambulam pelas praças da capital Boa Vista", afirmou Suely em entrevista ao jornal O Globo. Por dia, entram de 500 a 700 imigrantes da Venezuela em meio à grave crise no país.

Aloysio sobre proposta de fechar fronteira com Venezuela: 'tenha santa paciência'
Roraima entra com ação no STF para pedir fechamento da fronteira com a Venezuela

Na ação, o governo de Roraima associa a imigração em massa de venezuelanos ao aumento da violência e a problemas de saúde pública no estado, como o reaparecimento de doenças como o sarampo, com 59 casos registrados, e tuberculose. Com essa facilitação na fronteira feita pela União, está cada dia mais entrando venezuelano.

Na ação no STF, Roraima pede ainda a viabilização de recursos adicionais para o Estado lidar com a atual demanda de serviços públicos, inflada pelo grande número de imigrantes venezuelanos, ou a limitação da quantidade de refugiados a um número compatível com a capacidade operacional do país.

Buscas em escritório de advogado são 'lamentáveis', diz Trump
O advogado é amigo e confidente de Trump há anos, sendo um de seus principais conselheiros em assuntos imobiliários. Já Donald Trump considerou que esta era uma "situação vergonhosa" e uma " caça às bruxas ".

Brasil amplia desigualdade em quase todas as regiões do país
A região Sul (66,0%) teve o maior percentual de pessoas com algum rendimento, e a Norte (52,6%) e a Nordeste (56,5%), os menores. No Nordeste , o salário da mulher equivalia a 84,5% do salário do homem em 2017, enquanto no Norte este percentual era de 87,9%.

Lula é impedido de deixar o Sindicato dos Metalúrgicos
De lá ele foi levado de helicóptero até o Aeroporto de Congonhas para o embarque para Curitiba, vai cumprir a pena. Voltou a dizer-se inocente e acabou por anunciar que ia mesmo obedecer ao mandado de detenção.

Related news