Fornecimento de energia elétrica retorna em 85% de Manaus, diz Eletrobras

Fornecimento de energia elétrica retorna em 85% de Manaus, diz Eletrobras

Fornecimento de energia elétrica retorna em 85% de Manaus, diz Eletrobras

Um apagão atingiu na tarde desta quarta-feira cidades de 13 estados do Norte e Nordeste brasileiro. Durante 20 minutos, mais de 127 mil residências ficaram sem energia elétrica.

Todas as 223 cidades da Paraíba foram atingidas. Para evitar que Belo Monte atrasasse a entrega de sua energia, a concessionária BMTE foi chamada para assumir as obras que a Abengoa não fez, além de ter que acelerar seu calendário em dois meses antes do previsto.

Segundo o órgão, a perturbação ocorreu às 15h48.

Em Teresina, vários serviços foram afetados. Estes equipamentos isolam os alimentadores que apresentaram problemas do restante dos equipamentos da usina, que continua operando normalmente, evitando assim possíveis interrupções de energia elétrica aos consumidores. Em Recife, a falta de luz provocou transtornos no trânsito, com sinais apagados.

Nota do Operador Nacional do Sistema (ONS) afirma que o apagão foi causado por "perda de carga".

Xi Jinping é reeleito por unanimidade como presidente da China
A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Assembleia Nacional decidiu por unanimidade reconduzir o atual presidente para um novo mandato.

Munição que matou vereadora carioca teria sido roubada em assalto na PB
Raul Jungmann conversou com a imprensa após fazer uma visita à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Marielle Franco levou ao menos 4 disparos na cabeça, e Anderson Pedro, 3 tiros nas costas.

Oitavo paredão tem Diego, Gleici e Jéssica
Então, votem no Gshow e não no Instagram! Na terça-feira, aconteceu um episódio que foi bem infeliz no nosso ponto de vista. Enquanto a torcida de Breno preferiu dizer "fica Jéssica ", em vez de definir um voto contra.

Em nota, o Consórcio Norte Energia, responsável por Belo Monte, informou que o apagão não foi originado pela usina.

Isso ocasionou o desligamento de 22,5% da carga total do SIN (cerca de 18.000MW), localizados, em uma maioria, nas regiões Norte e Nordeste.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) - instrumento de proteção da rede - dos sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de carga de 4.200 MW nessas regiões. Nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, o impacto foi menor, e aconteceu devido a um sistema de compensação. "Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste."Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste", informa o operador".

Como mostrou no período da tarde o Broadcast (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado), um apagão afetou municípios das regiões Norte e Nordeste nesta quarta-feira.

Até o momento, as causas do desligamento ainda são desconhecidas, assim como o local exato do problema.

Related news