EUA-China: risco de guerra comercial

EUA-China: risco de guerra comercial

EUA-China: risco de guerra comercial

O comboio que alegadamente transportou o líder norte-coreano, Kim Jong-un, até Pequim, para uma visita não confirmada pelas autoridades da China, abandonou esta terça-feira a capital chinesa, informou a agência japonesa Kyodo, citada pela Lusa.

De acordo com o governo chinês, durante a visita e em reuniões com o presidente da China, Xi Jinping, Kim Jong-un confirmou seu compromisso com a desnuclearização da península coreana.

Uma porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros disse não ter informações, enquanto a imprensa norte-coreana não noticiou qualquer visita oficial a Pequim. Esta foi a primeira viagem ao exterior do tirano norte-coreano, desde que chegou ao poder em 2011.

Diplomatas dos EUA, Coreia do Sul e Coreia do Norte estão trabalhando para promover um encontro entre Trump e Kim, o que pode acontecer em maio.

A China irá em breve anunciar uma lista de retaliações sobre exportações dos Estados Unidos para a China para rebater uma esperada divulgação dos EUA de novas tarifas sobre as importações chinesas, informou o "Global Times" nesta quarta-feira.

"Um melhor relacionamento com a China dá mais confiança a Kim, por se certificar que mesmo que a relação com os EUA fracasse, Trump não vai aumentar as sanções ou participar em opções militares sem o apoio chinês", disse o especialista na Coreia do Norte, Zhao Tong.

Suprema Corte do Brasil adia julgamento de Lula
Caso ela vote pela concessão do habeas corpus , o placar continuaria empatado, mas nesse caso Lula seria beneficiado. E com isso, seguirá candidato, tentará os recursos possíveis e, no limite, apresentará um candidato substituto.

Começa sessão que deve julgar recurso de Lula no caso do tríplex
Também é provável que, no caso de rejeição do habeas corpus pelo STF , Moro já possa pedir a prisão a partir do dia 4. O Ministério Público Federal protocolou no último dia cinco os argumentos contra o recurso da defesa .

Ex-presidente peruano tem seu passaporte confiscado
Pediu que seu governo que começa hoje marque um " ponto final " nessa época e que inicie uma "refundação institucional do país onde a democracia e o respeito pelo país sejam bandeiras".

Anteriores líderes norte-coreanos prometeram acabar com o programa nuclear através de negociações e, segundo dirigentes sul-coreanos, Kim disse estar aberto a destruir as suas armas nucleares se lhe forem dadas garantias de segurança adequadas. Também foi exibido um documentário sobre as relações entre China e Coreia do Norte e seus antigos dirigentes, além de uma apresentação de um grupo artístico chinês.

Segundo a China, o líder se comprometeu com a desnuclearização e a se encontrar com autoridades dos Estados Unidos. A mudança foi esperada por muitos durante muito tempo e é a última de uma série de trocas de oficiais que o presidente norte-americano fez recentemente.

Depois de vários media internacionais como a CNN e a Bloomberg terem veiculado a hipótese de Kim Jong-Un se deslocar à China brevemente, eis que surge aquele que poderá ser o primeiro indício dessa visita de Estado.

A terceira maior categoria de importação dos EUA pela China - veículos motorizados - totalizou US$ 10,6 bilhões em 2017, cerca de 8% das importações totais do país junto aos EUA por valor, segundo dados da China, que tem atualmente uma tarifa de 25% sobre os carros norte-americanos.

"Kim Jong-un expressou sua alegria em realizar sua primeira reunião com Xi Jinping".

Related news