Índice que reajusta salário tem menor variação para janeiro em 24 anos

Índice que reajusta salário tem menor variação para janeiro em 24 anos

Índice que reajusta salário tem menor variação para janeiro em 24 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, iniciou 2018 em desaceleração, passando de 0,44% em dezembro de 2017 para 0,29%, em janeiro deste ano.

Este resultado e o menor para o mês desde a criação do Plano Real, criado em 1994. Como resultado, a taxa acumulada em 12 meses voltou a recuar após quatro meses seguidos de aceleração, chegando a 2,86%.

A expectativa média do mercado era de um aumento de preços (índice IPCA) de 0,40% no primeiro mês do ano, de acordo com a última pesquisa Focus realizada semanalmente pelo Banco Central com dezenas de operadores e analistas. Em janeiro de 2017, o índice foi de 0,38%. O que mais pesou foram os custos do transporte (1,10%), afetados sobretudo pela gasolina mais cara (2,58%).

Em janeiro, as principais altas vieram dos grupos de transportes (1,10%) e alimentos (0,74%). Em dezembro de 2017, a taxa havia sido de 0,44%. O etanol subiu 3,55%. Entre os itens, destaque para o tomate, com alta de 45,71%, e a batata-inglesa, que registrou 10,85%.

França: PSG nos "quartos" com hat-trick de Di Maria
Draxler recuperou a bola a meio campo e o cruzamento de Mbappé, na direita, encontrou a cabeçada certeira de Di Maria na área. O volante tabelou no circulo central com Draxler, avançou e tocou para o argentino, que fez o seu segundo gol no jogo.

Tom Brady lamenta derrota e afirma que planeja jogar em 2018

Solo: Uma História Star Wars finalmente ganha primeiro teaser

Alimentação e bebidas também registraram alta nos preços (0,74%). "Em novembro, a colheita do tomate foi antecipada por questões climáticas".

A conta de energia elétrica, que ficou 4,73% mais barata, foi o item que mais contribuiu para a baixa do grupo habitação, por causa do fim da cobrança adicional de R$ 3,00 por cada kwh consumido, referente à bandeira tarifária vermelha patamar 1 que vigorava em dezembro.

O gás de botijão, que também teve reajuste para cima nos últimos meses do ano passado, baseado em uma nova política da Petrobras, apresentou queda de 0,32% em janeiro.

Related news