Fux toma posse no TSE

Fux toma posse no TSE

Fux toma posse no TSE

"Vamos aplicar a lei da ficha limpa combater as fake news". O mandato será breve porque em setembro termina o segundo biênio dele como ministro do TSE. Conduz o país para o atraso e para a degradação - declarou.

O ministro admitiu uma grave crise no país, mas disse esperar que seja efêmera. "O Parlamento, numa democracia, deve ser a caixa de ressonância dos sentimentos de ética, justiça, igualdade e de liberdade almejados pela sociedade, ao desempenhar seu mister, em sua produção legisferante", afirmou.

Luiz Fux também dedicou parte do discurso ao combate às "fake news" (notícias falsas), que, na avaliação dele, têm poder para "derreter" candidaturas legítimas. "As eleições têm experimentado a luta entre a virtude e a ira".

"Os exemplos de eleições no exterior evidenciam que os competidores do prélio [disputa] eleitoral preferem destruir a honra alheia através de notícias falsas, principalmente por meio digital, a revelar as suas aptidões e qualidades para oferecer um Brasil melhor", disse. Fux assume a presidência da Corte Eleitoral nesta noite, sucedendo ao ministro Gilmar Mendes. Ele deve ficar a frente do órgão até agosto, quando completa dois biênios dentro da instituição e é substituído pela vice-presidente Rosa Weber. O prazo coincide com a data final para o registro de candidaturas. "A Justiça Eleitoral, como mediadora do processo sadio, será irredutível na aplicação da Ficha Limpa", disse o ministro, acrescentando que quem for "ficha suja" estará "fora do jogo democrático". Sua posse como ministra substituta na corte eleitoral ocorreu em 12 de junho de 2012. Com um estilo mais aberto, não deverá ser coadjuvante no período da pré-campanha.

Em outro trecho do discurso, Luiz Fux disse que o momento é "desafiador" para o país porque em outubro mais de 140 milhões de cidadãos comparecerão às urnas para escolher o novo presidente da República. E pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade nas eleições, previstos na Constituição? "Mas são perguntas que vão se colocar", afirmou. Michel Temer e Cármen Lúcia estão presentes ao evento.

Jaqueline fala sobre noite com Breno: 'Muito romântico'
Quem não gostou foi Ayrton, que ficou o tempo todo de olho na filha. " Tu pode pegar ela pelas orelhas ". A festa dessa sexta-feira (2) na casa mais vigiada do Brasil deu o que falar.

LOUCURA: Novo Cloverfield será lançado nesta madrugada na Netflix! Confira o trailer!

Denúncia não tem fundamento, diz advogado
A assessoria de Cristiane Brasil afirmou também que, se o inquérito ficou parado, as responsabilidades devem ser apuradas. A reportagem publicada ontem tem como base o inquérito policial encaminhado à Procuradoria-Geral da República.

"A estrita observância da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2018 se apresenta como pilar fundante na atuação do TSE".

- Cabe ao TSE garantir o cumprimento das regras que garantem o equilíbrio entre concorrentes e assegurar a punição daqueles que desrespeitarem essas normas.

"Não é possível imaginar o processo eleitoral sem considerar as implicações de fenônemos como redes sociais e uso de notícias falsas". Nascido no Rio de Janeiro e formado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele foi o primeiro ministro do STF indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff. Todas elas maximizadas pelo seu temperamento sempre afirmativo, constante, corajoso e arrojado.

"Homem de um só parecer, de um só rosto e de uma fé".

Related news