Casos de febre amarela são investigados no Amazonas

Casos de febre amarela são investigados no Amazonas

Casos de febre amarela são investigados no Amazonas

O Ministério da Saúde incluiu o estado do Maranhão na área de alerta sobre febre amarela, tendo todos os 217 municípios recomendação de vacina contra a doença. O último caso foi registrado em Rio das Flores, na região serrana.

A febre amarela é uma doença com mortalidade elevada, transmitida por mosquitos, e não por macacos.

O Ministério da Saúde atualizou, dia 30, as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no Brasil. Entre julho de 2016 e janeiro do ano passado, mesmo período analisado pelo balanço atual, foram registrados 397 casos e 131 óbitos pela doença. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período (de horas a um dia) sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença, caracterizada por febre alta, icterícia (coloração amarela da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

O número pequeno de casos no Amazonas, segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, deve-se a alta cobertura vacinal do estado, que é acima de 80% da população.

O documento da Abrasco relata que é sabido "que uma extensa epizootia, epidemia em macacos suscetíveis a doença, vem acontecendo, simultaneamente, em vários estados brasileiros, em áreas próximas a cidades densamente populosas".

Prouni abre consulta para vagas de bolsas de estudo
Ao todo, 113.863 são integrais, das quais 37.604 são para cursos na modalidade educação a distância (EaD). No País serão oferecidas 242.987 vagas, em 2.976 faculdades privadas.

El rey de la edición 60 de los Grammy — Bruno Mars
El premio era disputado con otro grande de ese género: Jay-Z que fue sin duda el gran perdedor de la noche. Una de las categorías más importantes y que todo artista sueña con ganar, es la de mejor nuevo artista.

Situação no Congresso é melhor para aprovação da reforma da Previdência — Temer
O presidente Michel Temer cancelou a viagem que faria a Portugal, nesta semana, para focar na reforma da Previdência . Temer pediu a oportunidade ainda de falar de uma "inverdade" sobre a mudança na idade mínima para aposentadoria.

Ainda de acordo com a prefeitura, ele não pôde ser vacinado por ter sido transplantando.

A entidade também cita que as dificuldades de controlar este vetor são conhecidas.

A criança, de 3 anos de idade, faleceu em Osasco, quase uma semana após ser vacinada contra a febre amarela.

Preocupadas com a gravidade do atual surto de Febre Amarela silvestre em diversos estados brasileiros, as entidades integrantes do Fórum da Reforma Sanitária Brasileira abaixo assinadas reconhecem a necessidade de unir esforços para contê-lo o mais rapidamente possível.

O laudo emitido no boletim de ocorrência indicava o motivo do óbito como "reação adversa à vacina da febre amarela", segundo os familiares.

Related news