TRF-4 vota para manter condenação de Lula e aumenta pena

TRF-4 vota para manter condenação de Lula e aumenta pena

TRF-4 vota para manter condenação de Lula e aumenta pena

Além de Lula (condenado no primeiro grau a 9 anos e 6 meses), recorreram contra a sentença o ex-presidente da OAS, José Aldemario Pinheiro Filho (condenado em primeira instância a 10 anos e 8 meses), o ex-diretor da área internacional da OAS, Agenor Franklin Magalhães Medeiros (condenado a 6 anos), e o ex-presidente do Instituto Lula Paulo Okamotto (absolvido em primeira instância, mas requer troca dos fundamentos da sentença). Agora, vê a sua pena agravada.

Mas, segundo o juiz Gebran Neto, o fato de não existir um título de propriedade do tríplex de Guarujá se deve precisamente à intenção de ocultar que Lula era o verdadeiro destinatário do imóvel. Gebran Neto negou pedidos relacionados, por exemplo, à suspeição do juiz federal Sérgio Moro e dos procuradores da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, e à violação da autodefesa.

Nesse sentido, sentenciaram, embora possa não ter havido "ato de ofício", a aceitação da promessa de receber vantagem indevida mediante a concessão do benefício à empreiteira já demonstra a existência de corrupção.

Segundo o juiz, "neste complexo contexto, Lula da Silva seria o principal articulador e avalista do esquema de corrupção que assolou a Petrobras". "As provas aqui colhidas levam à conclusão de que, no mínimo, tinha ciência e dava suporte àquilo que ocorria no seio da Petrobras, destacadamente a destinação de boa parte das propinas para o Partido dos Trabalhadores", rematou.

- Há elementos de sobra para mostrar que concorreu para os crimes de forma consciente e livre.

O "NYT" ainda disse que a condenação e a ilegibilidade do ex-presidente "levantaram dúvidas sobre a legitimidade das eleições porque Da Silva criou uma liderança significativa e contínua nas pesquisas".

Advogado de Lula diz que a acusação nasceu de um power point
Segundo a acusação, Lula recebeu propina da empreiteira OAS nas reformas realizadas no tríplex e depois no repasse do imóvel. O desembargador reforçou que Lula pode ter confundido sua posição com a de um presidente de "agremiação partidária".

Do hóquei ao esqui,os 22 atletas da Coreia do Norte nos Jogos
Os Jogos de Inverno de PyeongChang 2018 estão abrindo as portas para um futuro melhor para a península coreana, e convidando o mundo a se juntar em uma celebração de esperança.

Cristiano Ronaldo marca dois na goleada do Real Madrid ao Corunha
Em outra boa jogada do português com Marcelo , o brasileiro cruzou, mas a bola passou por Mayoral, que não conseguiu aproveitar. A distância do atual campeão espanhol para o Valencia, 3º, é de cinco pontos, enquanto o Atlético, vice-líder está a oito.

Se os desembargadores decidirem manter a pena, a candidatura de Lula pode ser impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dentro das regras previstas na Lei da Ficha Limpa.

Apesar das probabilidades contrárias enfrentadas por Lula, continua a existir uma oportunidade para que a justiça e o devido processo legal prevaleçam no caso de Lula. A única possibilidade de recurso no TRF-4 serão embargos de declaração. É usado apenas para esclarecer pontos da decisão que eventualmente tenham ficado obscuros.

"Que se preparem porque vamos voltar e vamos transformar este país", declarou o ex-presidente, que denuncia uma conspiração para evitar seu retorno ao poder. Logo de seguida, surge o eventual candidato Jair Bolsonaro, de extrema-direita.

Na semana passada, a presidente do PT causou polêmica ao dizer que para Lula ser preso "vai ter que prender muita gente, mais do que isso, vai ter que matar gente".

Também a ex-presidente Dilma Rouseff, alvo do processo de impeachement, reforçou o seu apoio a Lula.

Related news