Sobe para 21 o número de mortes em SP — Febre amarela

Sobe para 21 o número de mortes em SP — Febre amarela

Sobe para 21 o número de mortes em SP — Febre amarela

A febre amarela tem causado pânico em moradores de São Paulo e Minas Gerais. A vacina é ofertada gratuitamente nos 110 postos de saúde da cidade.

Na terça-feira, o Ministério da Saúde anunciou o lançamento a partir de 03 de fevereiro de uma campanha de vacinação em massa para imunizar 19,7 milhões de pessoas em três Estados (Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia).

As pessoas ainda não imunizadas que forem viajar para áreas de risco ou para países que exigem vacinação contra a febre amarela devem tomar uma dose dez dias antes do deslocamento. Já o Aedes aegypti é responsável pela transmissão da febre amarela urbana, que atinge grandes cidades e áreas metropolitanas. A doença não é passada de pessoa a pessoa, tão pouco de animais para o ser humano. Porém, o vírus transmitido é o mesmo, só muda o agente transmissor. Quem já foi vacinado com a dose integral da vacina, mesmo que há muito tempo, não precisa do reforço.

Pessoas que moram ou vão viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata dentro das áreas de risco no Brasil ou no exterior.

Para quais destinos nacionais a vacina é recomendada? Essas regiões podem ser consultadas nas Unidades Básicas de Saúde.

"Recebemos hoje a confirmação através do diretor do Núcleo Regional de Saúde, Edy Gomes, de que os testes de laboratório comprovam se tratar mesmo de febre amarela", afirmou o secretário de Saúde de Itaberaba, João Rodrigues. Os estoques da vacina nos postos de saúde estão normais. O plano prevê a aplicação de doses fracionadas em 53 municípios paulistas.

Merkel alcança acordo para formar governo na Alemanha
Entre outros aspetos, o acordo firmado prevê uma "estreita colaboração com França" para "fortalecer" e "reformar" a zona euro. Os termos do acordo vão ser ainda submetidos aos órgãos dirigentes dos respetivos partidos.

Governo do Equador busca saída para situação "insustentável" de Julian Assange
O site de Julian Assange tornou público documentos confidenciais de operações militares norte-americanas no Iraque e no Afeganistão, em 2010, além de correspondências diplomáticas.

Zagueiro Anderson Martins rescinde o contrato com o Vasco
Tem como principal título na carreira a Copa do Brasil de 2011, conquistada pelo clube de São Januário . Só tem uma clausula: eu vou liberar e se o Flamengo quiser contratar vai ter que pagar R$ 10 milhões.

A febre amarela provoca aumento da temperatura, calafrios, fadiga, dores de cabeça e dores musculares, geralmente acompanhadas de náuseas e vómitos.

Segundo a secretaria, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece. A expectativa é vacinar cerca de 6 milhões de pessoas. Pessoas acima de 60 devem procurar sua UBS de referência para serem avaliadas pelo médico antes da vacinação.

Durante a campanha, a vacina será aplicada em uma dose menor.

"Diante da literatura e dos resultados práticos com a vacinação no mundo todo, podemos confiar que uma dose única é suficiente contra a febre amarela", explica Isabella Ballalai.

Quais os sintomas da Febre Amarela?

Subiu de treze para 21 o número de mortes por febre amarela no Estado de São Paulo.

Related news