Prefeito pede apoio do Exército para julgamento do ex-presidente Lula

Prefeito pede apoio do Exército para julgamento do ex-presidente Lula

Prefeito pede apoio do Exército para julgamento do ex-presidente Lula

O ex-presidente Lula também pretende comparecer à Porto Alegre, para seu julgamento e a defesa, teria, inclusive, solicitado ao Tribunal que Lula fosse ouvido durante o julgamento, mas o Tribunal ainda não se manifestou sobre essa solicitação.

Marcado para 24 de janeiro, o julgamento será realizado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, localizado na área central da Capital, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), e próximo ao trecho da orla do Guaíba que está em processo final de revitalização.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, reagiu às declarações do prefeito. Dependendo de qual seja o posicionamento dos desembargadores do TRF-4 no julgamento de Lula, sabe-se que há enorme possibilidade de que ocorram atos de vandalismo extremos e violência urbana por parte dos petistas. Outra discussão no diretório girou em torno de uma caravana que o ex-presidente poderá fazer pelo Sul do país em fevereiro, após o Carnaval.

Caso o recurso da defesa do petista seja negado, ele ficará inelegível para uma possível candidatura nas eleições presidenciais de 2018.

O ex-Presidente brasileiro foi condenado em primeira instância, em julho do ano passado, a nove anos e meio de prisão num julgamento no qual foi acusado de ser favorecido por uma das empresas de construção que mantinham contratos ilícitos com a Petrobras.

Encontro do Diretório Estadual do PT
Bárbara Rodrigues GP1Encontro do Diretório Estadual do PT

No dia 23, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e a ala de mulheres do partido farão um evento em defesa de Lula. "Se paira alguma ameaça sobre os cidadãos de Porto Alegre, é o autoritarismo do prefeito, evocando fantasmas de um tempo de exceção e de arbítrio", disse o partido, em resposta ao que Marchezan classificou como "invasão" de militantes pró-Lula.

Além de Lula e de Gleisi, estiveram na reunião desta quinta-feira lideranças do PT como o senador Lindbergh Farias, os ex-ministros Alexandre Padilha, Luiz Dulci e Gilberto Carvalho, o deputado federal Paulo Teixeira e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner.

O PT disse, também no comunicado, que não vai "aceitar provocações e palavras de ódio" como as expressas, segundo o partido, pelo prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr.

A Presidência da República encaminhou o pedido do prefeito para análise técnica dos Ministérios da Defesa e da Justiça.

"Lua do Lobo". A primeira superlua do ano já é visível
O fenômeno não chega a ser considerado algo raro, mas chama a atenção exatamente pelo espetáculo que proporciona no céu noturno. A primeira noite de 2018 traz um encanto especial com ela: a primeira superlua do ano, batizada como "Lua do Lobo".

Esta noche podrá verse una "superluna" en Tucumán
Sí, la Luna llena se presentará solo 4,5 horas luego de que el astro alcance el perigeo, el punto más cercano a la Tierra .

Papa deseja futuro de paz para 2018
O pontífice denunciou o que ele descreve como uma preocupante "disseminação" de um sentimento anti-imigrante pelo mundo, que "fere a dignidade devida a todos os filhos e filhas de Deus".

Related news