PF: Acidente que matou Teori Zavascki não foi intencional

PF: Acidente que matou Teori Zavascki não foi intencional

PF: Acidente que matou Teori Zavascki não foi intencional

Após a reunião, Maleiner, que preside o inquérito sobre o acidente, afirmou que, embora a investigação ainda não esteja concluída, já se pode afirmar que não houve qualquer ato intencional que tenha provocado a queda da aeronave, descartando as hipóteses de sabotagem no avião que levava o então ministro relator da Lava Jato.

-A possibilidade de um ato intencional contra aquele voo foi bastante explorada, em diversos exames periciais e atos investigatórios diversos, e nenhum elemento neste sentido foi encontrado.

Teori era relator dos processos da Lava Jato no STF.

- A investigação está em curso, mas num estágio bastante avançado.

Em entrevista à imprensa, o delegado ressalvou que as investigações sobre o episódio ainda não terminaram, mas que até agora, a hipótese de falha humana é a "linha principal" das apurações. "É um conjunto de fatores que podem ter levado aquele desfecho e repito, que dizem respeito somente às condições meteorológicas, as trajetórias e alturas desempenhadas pelo piloto naquela tentativa de aproximação de Paraty e o cotejo disso com regras do tráfego aéreo com relação à condição de voo, visual e por instrumentos, essas são as linhas principais", afirmou.

Giro pelo Brasil: Para PF, desorientação de piloto teria provocado queda de avião que matou Teori, diz jornal
PF leva a Cármen Lúcia resultado de investigação sobre Teori

"Ainda dependemos de algumas perícias para fechar uma posição".

Além da Polícia Federal, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), também apura as causas do acidente. "A Cenipa tem fins exclusivamente preventivos, já a da PF tem um fim de elucidação do fato para investigar eventuais condutas de pessoas que possam ser apontadas como responsáveis por aquele resultado", disse.

A aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, em São Paulo, e a Marinha foi informada da queda às 13h45.

Além do ministro e do piloto, a queda do avião, do dia 19 de janeiro de 2017, matou ainda o dono da aeronave e empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69, a massoterapeuto Maíra Penas, 23, e sua mãe, Maria Hilda Penas Helatczuk, 55.

Neve leva aviso amarelo para Viseu
Nas Penhas da Saúde espera-se neve pelo menos até sexta-feira, com temperaturas mínimas que podem atingir os seis graus negativos. Por causa da agitação marítima, o IPMA emitiu ainda avisa amarelo para o grupo central dos Açores (S.

Inspetor do Trabalho demitido vai recorrer
No Verão de 2016, uma inspetora da ACT fez um pedido de mobilidade interna para ficar mais perto de casa. O problema é que o processo trazia detalhes do estado de saúde e da vida familiar da inspetora.

Philippe Coutinho assina contrato até 2023 e é apresentado pelo Barcelona
Coutinho fez exames médicos pela manhã no Barcelona , onde foi apontada uma lesão evolutiva no reto anterior da coxa direita. A novela envolvendo a transferência de Philippe Coutinho do Liverpool para o Barcelona finalmente chegou ao fim no sábado.

Related news