Merkel alcança acordo para formar governo na Alemanha

Merkel alcança acordo para formar governo na Alemanha

Merkel alcança acordo para formar governo na Alemanha

A direcção do Partido Social Democrata alemão (SPD) aprovou hoje por ampla maioria o princípio de um governo com os conservadores de Angela Merkel, e do qual depende a sobrevivência política da chanceler. Por parte dos social-democratas, a decisão de entrar em um novo governo de coalizão com os conservadores ainda deve receber a luz verde dos delegados do partido durante um congresso extraordinário previsto para 21 de janeiro e cujo desenlace é incerto - os social-democratas haviam adotado em um primeiro momento ficar na oposição.

O acordo alcançado entre os líderes apresenta as linhas gerais daquele que poderá ser o futuro governo de coligação entre SPD e CDU no executivo alemão, reeditando o bloco que já governou Berlim na última legislatura.

A chanceler Angela Merkel e o líder social-democrata, Martin Schulz, confirmaram nesta sexta-feira, 12, que alcançaram um acordo de princípio para formar um governo que permita que a Alemanha saia de um bloqueio político sem precedentes, depois de mais de 24 horas de negociações.

Depois deste fracasso, os sociais-democratas retrocederam e abriram a porta a negociações com Angela Merkel, tendo em vista uma eventual entrada no executivo alemão.

Do lado de Martin Schulz, líder do SPD, uma das condições para o sucesso das negociações será a prioridade atribuída à maior integração da Europa.

Mais de três meses após as eleições legislativas, a Alemanha continua a ser governada interinamente, pelo que Angela Merkel não tem poderes para responder às iniciativas do Presidente Francês, Emmanuel Macron, para reformar a UE.

Assunção Cristas deseja "muito boa sorte" ao novo presidente do Eurogrupo
O ministro das Finanças português, Mário Centeno , recebeu esta sexta-feira de forma simbólica a liderança do Eurogrupo.

Filme de Os Jovens Titãs em Ação recebe primeiro teaser oficial
Mas Robin , o líder do grupo, está determinado a mudar essa situação, tornando-se uma estrela em vez de ser apenas um ajudante. Com algumas ideias loucas e uma música no coração, os Jovens Titãs viajam para Tinsel Town, para realizarem seus sonhos.

Steve Bannon deixa Breitbart News após polémica com Trump
De acordo com o The New York Times , Bannon terá sido forçado a demitir-se por pressão de Rebekah Mercer, principal financiadora do website.

Entre outros aspetos, o acordo firmado prevê uma "estreita colaboração com França" para "fortalecer" e "reformar" a zona euro.

Os de direita, em particular a CSU, que começou sua campanha para as eleições regionais de final de ano, exigiam um endurecimento da política migratória e uma redução limitada de impostos para todos.

Após mais de 24 horas de conversas, a aliança de Merkel e o SPD divulgaram um documento de 28 páginas detalhando compromissos fechados numa série de questões, incluindo nas áreas tributária e de saúde, e também sobre imigração.

Os termos do acordo vão ser ainda submetidos aos órgãos dirigentes dos respetivos partidos.

Outro cenário que estava em cima da mesa era a realização de novas eleições caso as negociações falhassem - uma vez que Merkel recusou governar em minoria.

Related news