Mercado de trabalho mostra evolução em 2017

Mercado de trabalho mostra evolução em 2017

Mercado de trabalho mostra evolução em 2017

Em dezembro, foram fechadas 22,2 mil vagas em SC. O saldo negativo é comum no mês devido à sazonalidade: há término de contratos temporários de trabalho para o comércio e dispensas da indústria, que já entregou as encomendas do Natal. Já para os homens, o resultado ficou positivo no ano passado: foram 21.694 vagas abertas a mais do que fechadas.

Esse é o 3º ano consecutivo de queda no número de empregos formais no país. Segundo a pasta, esse cálculo é baseado na experiência observada em anos anteriores. Em janeiro, o balanço foi o melhor e ficou com 10 mil vagas abertas, seguido por julho (+8 mil), junho (+5,7 mil), fevereiro (+ 4 mil), agosto (+2,9 mil), maio (+1,7 mil), setembro (+1 mil), abril (+ 599) e outubro (+325).

A indústria da transformação também ajudou o mercado de trabalho estadual, com a geração de 2,8 mil postos de trabalho em 2017, já descontando as demissões. Por conta disso, o registro desses vínculos pode inflar as estatísticas de emprego no país. O resultado, portanto, foi de 1 corte de 328,5 mil postos. No País, os últimos 12 meses registraram o fechamento líquido de 20.832 vagas.

TRF-4 vota por unanimidade condenação de Lula
Segundo o advogado, não foi comprovada a conexão entre as ações atribuídas ao ex-presidente para a caracterização de corrupção. Devido à unanimidade da sentença, resta a Lula apenas os embargos de declaração como recurso ao próprio TRF-4.

Debate sobre corrupção em campanha eleitoral é normal, diz Temer em Davos
Temer participará do WEF apenas no dia 24, quando ele tem um encontro com Schwab e fará um discurso pela manhã no evento. O Fórum também organiza a "Reunião Mundial dos Novos Campeões" na China e vários encontros regionais durante todo o ano.

Temer diz que não haverá mudança de rumo no Brasil nas eleições
Mas acredita que não vai causar mal-estar entre os participantes do Fórum Econômico Mundial . "É um sinal de estabilidade". A agenda de Temer ainda não foi divulgada, mas deve incluir multinacionais de vários setores com presença no Brasil.

De acordo com a lei, o contrato de trabalho intermitente precisa ser estabelecido por escrito, com o valor da hora de trabalho. Na Construção Civil, foram 3.371 postos a menos. "Mas os indicadores sinalizam para uma retomada do crescimento que ainda dependem de um conjunto de medidas que incluem fomento ao crédito, retomada de obras paradas, aprovação da reforma da previdência, diminuição da carga tributária e por um clima de estabilidade econômica e política", avaliou o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), Cezário Siqueira Gonçalves Neto. O saldo positivo foi de 848 carteiras assinadas no ano de 2017. Já entre as mulheres foram observadas 42.526 demissões a mais do que contratações. No ano anterior, o resultado foi negativo de 14.193 postos. "Agora, estamos vendo a recuperação de muitas atividades tipicamente masculinas".

Joinville, no Norte catarinense, foi a cidade brasileira que mais criou vagas de emprego no ano de 2017, com 5.588, sendo a maioria no setor de serviços, 2.873. No setor de serviços industriais de utilidade pública foram registradas 90 admissões e 145 demissões, resultando em 55 empregos a menos. Com o número, o ano de 2017 encerrou com redução líquida de 20.832 vagas.

Related news