"Lua do Lobo". A primeira superlua do ano já é visível

"Lua do Lobo". A primeira superlua do ano já é visível

O primeiro dia de 2018 terá uma razão a mais para fazer as pessoas olharem para os céus.

A primeira noite de 2018 traz um encanto especial com ela: a primeira superlua do ano, batizada como "Lua do Lobo". O fenômeno acontece quando a lua está cheia e mais perto da órbita ao redor da Terra (perigeu).

A previsão é que o astro esteja mais perto da Terra por volta das 19h54, ficando distante a apenas 356,5 mil quilômetros de nós.

O fenômeno não chega a ser considerado algo raro, mas chama a atenção exatamente pelo espetáculo que proporciona no céu noturno. A combinação dos fatores, porém, que criam a superlua, quando o satélite aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.

636504538297785526w
Os franceses também viram a Superlua

2018 vai começar com tudo para quem é aficcionado por eventos astronômicos. Da última vez que o fenômeno aconteceu, em 3 de dezembro de 2017, a distância foi 100km maior do que a que será registrada no próximo dia 1º.

Normalmente, no pico de atividade das Quadrântidas, são de esperar algumas dezenas de meteoros por hora, mas este ano a presença da Lua irá diminuir substancialmente o número de meteoros observáveis. A 31 de janeiro, está prevista uma outra superlua. Já aquando do quarto minguante (no dia 8), a Lua será vista junto da constelação da Virgem. "A nebulosidade deve se manter como nos últimos dias, bem variada".

O quarto crescente terá lugar na noite de dia 24, entre as constelações da Baleia e dos Peixes. "Para ver, vai ter que ficar acompanhando direto".

Ministro da Defesa garante 2.800 militares nas ruas a partir das 16h30
Desde que os policiais se aquartelaram, em 18 de dezembro, foram registrados 539 furtos e roubos no Estado. Pela lei, não podem, mas na prática fazem, e colocam a comunidade em situação de vulnerabilidade e medo.

Nove reféns na cidade de Kharkiv libertados ilesos
O Presidente Petro Poroshenko recorreu ao Facebook para agradecer à polícia e à segurança nacional a eficácia da operação. As estações de televisão ucranianas transmitiram imagens do homem sendo levado para fora do prédio pela polícia.

Apple Faces at Least 9 Class-Action Lawsuits Over Slowed-Down iPhones
The shares were sold at an average price of $169.69, for a total transaction of $2,654,121.29. Ahrendts sold 25,377 shares of the company's stock in a transaction dated Wednesday, May 10th.

Related news