Julgamento terá transmissão pelo YouTube

Julgamento terá transmissão pelo YouTube

Julgamento terá transmissão pelo YouTube

A seis dias de seu julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para 24 de janeiro em Porto Alegre, o ex-presidente Lula disse na quinta-feira (18), durante encontro com artistas e intelectuais na Casa de Portugal, em São Paulo, que está "com a tranquilidade dos justos, dos inocentes". Será a primeira sessão da 8ª turma em 2018 e a 24ª apelação julgada pelo TRF-4 contra sentenças nas ações derivadas da Operação Lava Jato. "Não posso ser condenado por um crime que não cometi", prosseguiu.

"Há muito discurso agressivo, prometendo ações ilegais".

A seguir, Gebran lê o seu voto e passa a palavra para o revisor, desembargador Leandro Paulsen, que profere o voto e é seguido pela leitura de voto do desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus.

- Nem ele (o secretário de Segurança Público do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer) nem eu recebemos até agora nenhuma informação ou aviso concreto de ameaça.

Morre o chef Paul Bocuse, considerado o chef do século
Ele foi um dos criadores da nouvelle cuisine , movimento que mudou a gastronomia francesa pregando leveza nos pratos que fazia. O chef sofria de mal de Parkinson havia anos e fundara um instituto com seu nome em Lyon para ensinar a profissão.

Denúncias de abusos sexuais chegam à ONU
Dos funcionários entrevistados, 15 disseram ter sido alvo ou denunciaram assédio sexual ou abusos nos últimos cinco anos. Estes casos vão desde a violência verbal a violação.

EUA. Ainda não há acordo e governo pode ficar sem dinheiro
O Senado dos Estados Unidos não aprovou o orçamento e o governo ficou limitado à segurança e aos serviços considerados essenciais. E a DACA é o principal ponto chave nas negociações, de acordo com Mick Mulvaney, Diretor do Gabinete de Planejamento e Orçamento.

O acampamento está sendo montado, conforme diálogo com as autoridades do Estado, no Anfiteatro Pôr-do-Sol, a cerca de 1 km do tribunal. A audiência já mobiliza movimentos pró e contra Lula na capital gaúcha e manifestações estão programadas para a próxima semana. Já os grupos favoráveis à condenação de Lula têm optado por manifestações mais discretas. Além do YouTube, o perfil do tribunal no Periscope também fará a transmissão ao vivo.

Lula já foi condenado sem provas pelo juiz Sergio Moro a nove anos e meio de prisão pelo triplex da OAS penhorado aos credores da empresa - que, portanto, não lhe pertence e nunca lhe pertenceu - e será julgado pelo TRF-4, onde os desembargadores são pressionados pela Globo e por setores associados ao golpe de 2016, que entregou o petróleo brasileiro e retirou direitos dos trabalhadores, a condená-lo para que não possa participar das eleições. O ex-Presidente tem reafirmado que as acusações são o resultado de uma perseguição política e judicial que visa impedir o seu regresso à Presidência.

Outros dois réus no mesmo processo também foram condenados, e quatro, absolvidos. Em nota, a defesa de Lula criticou a "tramitação recorde" do processo.

Related news