Independentistas querem Puigdemont como presidente da Catalunha

Independentistas querem Puigdemont como presidente da Catalunha

Independentistas querem Puigdemont como presidente da Catalunha

Oriol Junqueras, que é líder da Esquerda Republicana Catalã (ERC, independentista) e está detido desde 2 de Novembro, aspira a ser nomeado presidente da Generalitat (governo regional) no caso de Carles Puigdemont, que fugiu para a Bélgica, não poder regressar à Catalunha para ocupar esse posto.

Na nota emitida pelo Tribunal, o juiz explicou a fundamentação da sua decisão: "A lei não estabelece que as funções parlamentares, apesar da sua importância essencial numa sociedade democrática, devem prevalecer sobre outros fins constitucionalmente legítimos que possam entrar em conflito".

A sigla representada por Puigdemont, o Juntos pela Catalunha, travou um acordo com a Esquerda Republicana para reelegê-lo no Parlamento local como líder da comunidade autônoma.

O Supremo Tribunal de Espanha rejeitou esta sexta-feira a presença dos três deputados catalães detidos na constituição do parlamento da Catalunha, agendada para o próximo dia 17, e na votação para a presidência do Governo, prevista para o final deste mês.

O Partido Socialista catalão, contrário aos independentistas, pediu aos especialistas jurídicos do Parlamento regional que se pronunciem em um relatório.

O Governo espanhol avisou hoje em Madrid que iria recorrer "imediatamente" e "sem vacilar" a qualquer tipo de "truque" para investir Carles Puigdemont à distância, sem estar presente, como presidente do executivo catalão. Referindo-se a Puigdemont como "um fugitivo", a líder do C's catalão gozou com a hipótese de um "presidente holograma". Uma vez que se forme o Parlamento, os potenciais líderes do governo regional enfrentarão um voto de confiança. O partido já sinalizou que provavelmente apoiará Puigdemont.

Cunhada de Meghan Markle detida por agressão
Meghan já não atualizava os perfis desde que seu namoro e noivado foi anunciado pelo Palácio de Kensingon. A decisão deste blackout não é surpreendente e era até de alguma maneira esperada.

Caldas faz história e apura-se para as "meias" da Taça
Se alguém procurou sempre a vantagem foi o Farense. "Obviamente que abala, mas acredito que este momento vai ser superado". Estivemos duas vezes em vantagem no jogo, mas não conseguimos segurar a vantagem com erros nossos.

Filme de Os Jovens Titãs em Ação recebe primeiro teaser oficial
Mas Robin , o líder do grupo, está determinado a mudar essa situação, tornando-se uma estrela em vez de ser apenas um ajudante. Com algumas ideias loucas e uma música no coração, os Jovens Titãs viajam para Tinsel Town, para realizarem seus sonhos.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, convocou eleições locais em setembro para resolver a crise, que levou milhares de companhias a transferirem suas sedes para fora da região.

A incerteza sobre o futuro da Catalunha tem afugentado empresas da região.

É importante ressaltar que, apesar dos separatistas terem conseguido maioria absoluta, há oito deputados que estão impossibilitados de participar da sessão (cinco na Bélgica e três presos na Espanha), o que pode dificultar a votação para os independentistas.

Na mesma mensagem recorda-se que o presidente, vice-presidente e conselheiros pertencem a um governo que "emergiu democraticamente das urnas no dia 27 de setembro de 2015", eleições regionais catalãs em que os independentistas liderados por Puigdemont assumiram o governo regional da comunidade autónoma.

"Não é possível voltar à Catalunha porque há uma ameaça para impedir a investidura", lembrou Puigdemont.

Related news