Forças policiais controlam princípio de rebelião na Penitenciária Odenir Guimarães

Forças policiais controlam princípio de rebelião na Penitenciária Odenir Guimarães

Forças policiais controlam princípio de rebelião na Penitenciária Odenir Guimarães

A primeira rebelião ocorreu na última segunda-feira (1º), no presídio onde ficam presos do regime semiaberto.

"A situação vivenciada na colônia de cumprimento de pena no regime semiaberto em Aparecida de Goiânia conjuga uma série de situações pretéritas e ausência de efetiva atuação preventiva por parte da administração penitenciária para evitar o ocorrido, o que se soma a uma certa morosidade nos procedimentos judiciais para decisão sobre benefícios daqueles que cumprem pena no regime semiaberto", diz um trecho do documento. Segundo o texto, por volta das 7h desta sexta-feira foi iniciado procedimento de revista. Também houve uma tentativa de explodir uma granada na unidade, mas, segundo a secretaria, com a intervenção da Polícia Militar a situação foi controlada.

Nota divulgada pela Diretoria Geral de Administração Penitenciária (Dgap) diz que, por volta das 4h30, houve um princípio de rebelião na penitenciária, que abriga presos em regime fechado. Às 7h20m, uma viatura de combate a incêndio, uma unidade de resgate e uma de salvamento estavam em frente ao complexo e não haviam realizado qualquer atendimento a feridos ou contenção de chamas.

Foram também divulgados mais pormenores sobre o motim, que foi provocado pelos presos da ala C. Estes invadiram as outras três alas do estabelecimento prisional, incendiando colchões e provocando conflitos.

Sarney veta nomeação de Pedro Fernandes para Ministério do Trabalho
Diante do impasse, o presidente Michel Temer pediu ao PTB que indicasse outro nome, mas a bancada da legenda reagiu. O Roberto Jefferson me explicou e já disse tudo como foi - disse Pedro Fernandes , visivelmente constrangido.

Rodovias federais mineiras mataram mais no Ano Novo do que no Natal
A PRF , também, registrou um grande número de infrações, ao todo foram lavrados 667 autos pelas mais diversas irregularidades. A operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF ) começou na sexta-feira (29) e encerrou na madrugada desta terça-feira (2).

Banco Central faz previsão de maior crescimento econômico em 2018
A previsão do relatório para a entrada de investimentos estrangeiros diretos no Brasil, em 2017, continuou em US$ 80 bilhões. A previsão de 1 % para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017 não era vista desde novembro de 2016.

A rebelião de Goiânia, novo reflexo da guerra entre grupos rivais nos superlotados presídios do país, foi acompanhada por uma fuga em massa dos presos.

Os corpos de quatro detentos dos nove mortos durante rebelião já foram identificados pelas digitais até esta sexta-feira (5). Porém, a intervenção da polícia impediu que houvesse mortos e feridos.

Segundo a SSPAP, as forças de segurança capturaram 143 dos prisioneiros que conseguiram fugir.

De acordo com o governo de Goiás, o serviço de inteligência policial da SSPAP já monitorava a ação dos presos e a tentativa de rebelião foi rapidamente controlada. Essa é a terceira rebelião que atinge o Complexo só nesta semana. A segunda, seria entre os governadores de todo os estados e representantes da segurança do executivo federal.

Related news