Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina

Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina

Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina

As datas e a nova estratégia de campanha, que abrange 75 municípios, foram divulgadas nesta terça (9) pelo Ministério da Saúde. "É uma medida emergencial, que visa dar cobertura vacinal à população em áreas onde não circulava o vírus. No entanto, o Ministério da Saúde continuará acompanhando e atualizando as estratégias, conforme a atualização das pesquisas", afirmou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O Ministério da Saúde decidiu pela primeira vez realizar o fracionamento de uma vacina, de 0,5 mL (padrão) para 0,1 mL, o que representa 1/5 da dose padrão. Segundo Barros, estudos mostram eficácia semelhante à dose integral por ao menos oito anos.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou no sábado (06) a morte de mais uma pessoa contaminada pelo vírus da febre amarela.

O ministério informa ainda que 92 casos de febre amarela estão em investigação e 278 foram descartados. A campanha deve ocorrer por 15 dias. A vacinação contra febre amarela impede a doação de sangue por um período de quatro semanas.

SPFC: São Paulo define negociação, e Pratto se despede
Para o desfecho da negociação, prevaleceu o desejo do centroavante em ficar mais próximo de sua filha. Nosso gerente de futebol, Alexandre Pássaro, terminou os últimos detalhes da negociação.

Cláusula no contrato de Messi pode liberá-lo do Barcelona. Entenda
Tudo dependerá depois da liga de futebol em que o clube participará. Lionel Messi chegou a Barcelona com 13 anos, em setembro de 2000. Os direitos de imagem e bónus estão fora desta equação.

Passageiro deixa avião pela saída de emergência e acaba preso; vídeo
A segurança do aeroporto foi acionada para retirar o polonês de cima da asa e o passageiro rebelde foi preso. Um outro passageiro, no entanto, afirmou que ele estava tendo dificuldades para respirar em virtude da asma.

A campanha de vacinação pretende alcançar 19,7 milhões de pessoas nos três estados, das quais 15 milhões receberão dose fracionadas e outras 4,7 milhões dose padrão (standard).

Além de Taubaté, a campanha, que será realizada entre os dias 3 e 24 de fevereiro, será destinada às seguintes cidades da região: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Caçapava, Cachoeira Paulista, Canas, Caraguatatuba, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Igaratá, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Lavrinhas, Lorena, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Queluz, Redenção da Serra, Roseira, Santa Branca, São Bento do Sapucaí, São José do Barreiro, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Silveiras, Tremembé e Ubatuba. "Um frasco com 5 doses da vacina de febre amarela, por exemplo, pode vacinar 25 pessoas e um frasco com 10 doses pode vacinar 50 pessoas". O maior número ocorre devido à baixa cobertura vacinal no Estado, de 40%.

No domingo, os moradores de Mairiporã movimentaram os postos de saúde em busca da vacina.

A vacinação fracionada é recomendada para pessoas a partir dos dois anos de idade. Idosos, porém, devem ter avaliação dos serviços de saúde, que irão verificar se há contraindicações à vacinação.

Related news