Costa diz que ministra da Justiça deu uma "opinião pessoal"

Costa diz que ministra da Justiça deu uma

Costa diz que ministra da Justiça deu uma "opinião pessoal"

Questionado pelo líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, sobre a entrevista dada por Francisca Van Dunem à TSF quanto ao futuro de Joana Marques Vidal, o primeiro-ministro disse que a "senhora ministra da Justiça, hoje numa entrevista, quando questionada, deu a sua opinião jurídica" sobre a eventual substituição da procuradora-geral da República. A interpretação da ministra choca com o que está expresso no Artigo 220.º da Constituição, mas também com o que está explicitamente escrito no texto do acordo de revisão constitucional de 1997 que introduziu prazos temporais definidos de duração dos mandatos de altos cargos da Justiça. Nunca direi nada em público sem que fale primeiro com o Presidente da República, disse. "Os senhores querem mesmo mudar a senhora procuradora porque não gostaram do mandato, livre, competente, determinado que exerceu".

Costa admitiu que, à primeira vista, tenderá a concordar com a ministra, mas é "errado" discutir, neste momento, o futuro da procuradora-geral da República. O mandato, de seis anos, termina no próximo mês de outubro.

A polémica em torno da declaração da ministra da Justiça irrompeu no debate quinzenal pela mão do líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

Cláusula no contrato de Messi pode liberá-lo do Barcelona. Entenda
Tudo dependerá depois da liga de futebol em que o clube participará. Lionel Messi chegou a Barcelona com 13 anos, em setembro de 2000. Os direitos de imagem e bónus estão fora desta equação.

São Paulo está próximo de acerto com Diego Souza
O São Paulo confirmou neste domingo (7) a contratação de Diego Souza , meia-atacante que estava no Sport . No time pernambucano foram 173 jogos e 57 gols marcados, sendo que 21 dos gols foram em 2017.

Barça só contratará Coutinho por valor maior que de Dembélé
A 'compensação' surge depois da oficialização da transferência do internacional brasileiro, o craque da equipa, para o Barcelona . Apesar de o jogador ter pedido para ser negociado, o Liverpool não aceitou nenhuma das propostas do Barcelona .

"Não há limitação de mandatos para nenhum órgão que não esteja expressamente previsto na lei", defendeu.

António Costa fez, então, uma alusão indirecta ao processo da Operação Marquês, o processo mais mediático do mandato de Joana Marques Vidal, no âmbito do qual é arguido o antigo primeiro-ministro socialista José Sócrates. Se algo ficou claro é que a ministra da Justiça não quer a atual PGR mais seis anos à frente do Ministério Público e, ainda que por meias palavras, também ficou assumido que António Costa não concorda com a sua recondução no cargo. "A decisão só será tomada em outubro e lembro-lhe que esse é um processo que depende do diálogo entre o primeiro-ministro e o Presidente da República".

O pior deste clima é que dificilmente teremos uma avaliação desapaixonada do trabalho de Joana Marques Vidal.

Related news