Trump informa a Abbas que deseja transferir embaixada para Jerusalém (Autoridade Palestina)

Trump informa a Abbas que deseja transferir embaixada para Jerusalém (Autoridade Palestina)

Trump informa a Abbas que deseja transferir embaixada para Jerusalém (Autoridade Palestina)

Devem existir dois estados independentes.

Segundo os media e responsáveis norte-americanos, a decisão sobre a promessa feita durante a campanha eleitoral para a Presidência poderá ser anunciada hoje ou amanhã.

"Caso a solução de dois Estados receba o golpe letal final, nossa principal reação será estratégica e política, porque não nos envolveremos em nenhum processo vazio", disse Zomlot.

Após o primeiro conflito árabe-israelense (1947-49), a Cisjordânia e Jerusalém Oriental ficaram sob o domínio da Jordânia, e a parte ocidental da cidade ficou sob o domínio de Israel.

Não surgiram comentários imediatos do governo de Israel aos comentários de Zomlot.

Os palestinianos, que representam cerca de um terço da população da cidade, consideram Jerusalém oriental como a capital do Estado a que aspiram.

Kushner está liderando os esforços de Trump para retomar as conversas de paz israelo-palestinas, paralisadas há tempos, esforços que até agora deram pouco resultado. Uma lei fundamental aprovou em 1980 o status de Jerusalém como capital "eterna e indivisível" de Israel.

A decisão do governo de Donald Trump de transferir sua embaixada em Israel de Tel Aviv para Jerusalém contraria décadas de entendimento da comunidade internacional, pelo qual a divisão da cidade deveria ser determinada por negociações de paz entre israelenses e palestinos.

Notícia - Indústria brasileira cresce 0,2% em outubro com alta disseminada
De janeiro a agosto a alta era de 0,6%; até setembro, 1,6% e nos 10 primeiros meses do ano, expansão de 3,3%. Esse é um indicativo do investimento na economia, que já havia crescido no PIB do terceiro trimestre.

Ligue 1: Strasbourg fait chuter le PSG à la Meinau!
Pour affronter les RCSA , Unai Emery pourrait faire quelques changements en vue de la rencontre face aux Bavarois mardi prochain. Les Parisiens ont ensuite dominé avant de revenir au score sur un but de Kylian Mbappé . " Strasbourg a fait son match".

Marina Silva anuncia que é pré-candidata à presidência em 2018
Marina da Silva é evangélica há 20 anos, mas desde a última eleição vem tentando afastar a imagem de religiosa . Marina colocou que os partidos políticos responsáveis pela crise política devem ser punidos nas urnas.

Autoridades de Israel, por sua vez, minimizaram as ameaças do presidente turco de cortar laços com Israel. "Estou alertando os EUA a não darem tal passo, que aprofundará os problemas na região". Abul Gheit declarou aos membros deste fórum pan-árabe que a reunião convocada nesta terça-feira se devia "ao perigo desta questão, se isso ocorresse, e às possíveis consequências negativas não somente para a situação Palestina como também na região árabe e islâmica".

"O reconhecimento terá sérias implicações e será uma provocação contra todos os muçulmanos", disse uma fonte anônima a agência estatal SPA. O processo de solução irá ser completamente destruído.

Autoridades seniores dos EUA disseram que Trump deve reconhecer nesta quarta-feira (6) Jerusalém como capital de Israel, enquanto adia a relocação da embaixada por mais seis meses, ainda que ordene a seus assistentes que comecem a planejar a mudança de Tel Aviv imediatamente.

Trump o fez pela primeira vez em junho, contra a sua vontade.

O prazo para ele dar a ordem adiando a transferência por mais seis meses acabou nesta segunda-feira (4).

Treze países (Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Salvador, Guatemala, Haiti, Holanda, Panamá, Uruguai e Venezuela) transferiram sua embaixada para Tel Aviv, onde estão as dos outros países.

O responsável também considerou que uma eventual transferência da embaixada norte-americana representaria "uma ameaça à estabilidade regional" e "poria termo ao papel dos Estados Unidos como mediador de confiança entre os palestinianos e as forças [israelitas] de ocupação".

Related news