Saúde Municipal em luta contra HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite

Saúde Municipal em luta contra HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite

Saúde Municipal em luta contra HIV-AIDS, Sífilis e Hepatite

"As pessoas precisam ter ciência de seu estado sorológico para em caso de resultado positivo iniciar o tratamento o mais breve possível", disse.

"Abordar as desigualdades que colocam em risco às mulheres e a meninas de contrair o HIV está no primeiro plano da resposta à Aids, mas existe uma dificuldade em relação aos homens", afirmou o diretor-executivo da Unaids, Michel Sidibé. As ações fazem parte das comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado hoje. "Mesmo com todos os sucessos, a Aids ainda não acabou". O objetivo foi sensibilizar e levar informação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), HIV, Aids e hepatites virais tirando dúvidas de adolescentes, jovens e adultos. "Nós como profissionais do serviço público de saúde temos o dever de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV ainda sofrem na sociedade nos dias de hoje por causa da doença".

O número de pessoas com HIV aumentou 4% no ano passado, em comparação com 2015.

"O vírus HIV é o causador da Aids, mas isso não significa que todas as pessoas que têm o vírus vão desenvolver a Aids".

Nas prisões, onde 90% dos detentos são homens, a prevalência do HIV é estimada entre 3% e 8%, mas os preservativos e os serviços de redução de danos raramente estão disponíveis.

WhatsApp enfrenta instabilidade nesta quinta-feira
O Telegram, concorrente do aplicativo, também deu as caras na rede social e chegou ao terceiro lugar orgânico dos Trending Topics. Usuários do WhatsApp em todo o mundo estão relando instabilidade no aplicativo nesta quinta-feira (30).

Sérgio Conceição rejeita favoritismo no clássico
Uma equipa agressiva, com grande intensidade e muita vontade de chegar à baliza adversária, permitindo pouco ao adversário. Porto igual ao que foi nestes quatro meses, à exceção do jogo com o Aves.

Vulcão faz Emirates suspender voos para Bali
A última grande erupção do vulcão Agung ocorreu em 1963 e prolongou-se por quase um ano, causando mais de 1.100 mortos. Os principais pontos de travessia marítima foram aconselhados a se prepararem para um pico de passageiros e veículos.

Os homens que mantêm relações sexuais com homens têm 24 vezes mais chances de contrair o HIV.

Em 2016, a proporção foi 22 diagnósticos confirmados em homens para cada 10 casos em mulheres. Para cada cinco meninos que convivem com a doença, são sete meninas da mesma idade que contraem o vírus.

Em Santa Catarina, 12 municípios participam do acordo firmado entre os governos estadual e federal para priorizar ações de prevenção e maior acesso ao diagnóstico, por apresentarem as mais altas taxas de detecção no Estado. Um estudo na África do Sul mostrou que 70% dos homens que morreram por complicações relacionadas à AIDS nunca procuraram cuidados para o HIV. A camisinha está disponível nas unidades básicas de saúde.

A rede pública de saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) disponibiliza, gratuitamente, preservativos masculino e feminino para a população, além de oferecer testes rápidos para exames de HIV, Sífilis e Hepatite dos tipos B e C. Os procedimentos são realizados de forma segura e sigilosa.

Acesse o relatório Ponto Cego na íntegra clicando aqui (em inglês).

Related news