MPF nega a Lula o direito de provar que recibos são verdadeiros

MPF nega a Lula o direito de provar que recibos são verdadeiros

MPF nega a Lula o direito de provar que recibos são verdadeiros

A documentação faz parte do processo em que o político é acusado de receber o imóvel como forma de propina fornecida pela construtora Odebrecht. Chegaram a cobrar perícia, mas concluíram nesta segunda-feira (18/12) que "todo o acervo probatório patenteia, de forma inequívoca, que os recibos carreados aos autos constituem falsos".

A força-tarefa sustenta que o ex-presidente nunca pagou pelos imóveis até 2015 Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, é denunciado por ser o suposto laranja do ex-presidente na aquisição do terreno e do apartamento.

Quando a defesa apresentou recibos dos aluguéis, procuradores da República abriram incidente para apurar a veracidade dos documentos. Embora o imóvel esteja em nome do empresário Glaucos da Costamarques, o MPF afirma que pertence ao petista. Uma perícia preliminar por nós apresentada também confirmou que os documentos são autênticos e que não foram assinados em uma única oportunidade. O ex-presidente apresentou os recibos de pagamento assinados por Glaucos em setembro deste ano.

Se registra AMLO como precandidato del PES
Pidió respetar a "nuestros semejantes" y a las creencias de todos los mexicanos. Rechazó el calificativo de ultraderecha que se ha atribuido al PES .

"Homem confuso" atacou polícia no aeroporto de Amesterdão
A BBC diz que o Schiphol Plaza, um centro comercial perto do aeroporto, foi temporariamente evacuado, mas já está reaberto. Um homem com uma faca foi baleado pela polícia militar no aeroporto de Schiphol, na cidade holandesa de Amesterdão.

Renato Gaúcho reafirma que foi melhor do que Cristiano Ronaldo
"Se o Grémio chegou ao Mundial de Clubes é porque jogou bem tanto no Brasileirão como na Libertadores". “É um pouco forte. Real Madrid e Grêmio se enfrentam às 15h (horário de Brasília) deste sábado, no estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi.

A defesa de Lula, porém, diz que as acusações "estão alicerçadas em factoides e construções por associação e sem provas por parte da Lava Jato de Curitiba".

Os procuradores citam, entre outros elementos, depoimento do contador de Glaucos, João Muniz Leite, que afirmou ter colhido assinaturas para os recibos mesmo sem saber se os aluguéis tinham sido pagos; registros de ligações telefônicas entre Glaucos e Roberto Teixeira, advogado de Lula, no período em que os recibos teriam sido produzidos; e declarações de Glaucos em dois depoimentos à Justiça, negando ter recebido os valores.

Quem emitiu os recibos e concedeu quitação à D. Marisa pelos aluguéis de 2011 a 2015 foi o Sr. "Se a palavra do Sr. Glaucos da Costamaques, sendo absolutamente descabido atribuir a Lula ou aos seus familiares a prática de qualquer falsidade", escreveu a defesa de Lula, em nota. Costamarques merece crédito segundo a visão do MPF, os procuradores deveriam reconhecer que ele é o proprietário do apartamento, conforme suas declarações, que afastam a absurda tese apontada na denúncia de que o imóvel seria de Lula e teria sido comprado com recursos provenientes de 8 contratos firmados pela Petrobras.

Related news