Lula lidera e Bolsonaro se consolida em segundo lugar, diz Datafolha

Lula lidera e Bolsonaro se consolida em segundo lugar, diz Datafolha

Lula lidera e Bolsonaro se consolida em segundo lugar, diz Datafolha

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, no fim da tarde deste sábado (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se fortaleceu na liderança da corrida presidencial para as eleições de 2018, com o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) na segunda colocação.

Quando a intenção de voto é questionada sem apresentação de nomes, Lula surge com 17% das citações e Bolsonaro, com 11%.

A pesquisa ouviu 2.765 eleitores entre os dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades do País. Bolsonaro aparece com metade disso, 17%, o que representa oito pontos percentuais a mais do que Marina, que por sua vez está três pontos à frente de Geraldo Alckmin.

Em um cenário com o ex-ministro do STF (Supremo Tribual Federal) Joaquim Barbosa na disputa, Lula tem 37% das intenções de voto, seguido por 18% de Bolsonaro, 8% de Geraldo Alckmin, 7% de Ciro Gomes e 6% de Barbosa. A candidatura de Alckmin vem como um contraponto aos extremos da esquerda e direita, representados respectivamente por Lula e Bolsonaro. Todos os outros pontuam 1% ou menos.

Marina Silva anuncia que é pré-candidata à presidência em 2018
Marina da Silva é evangélica há 20 anos, mas desde a última eleição vem tentando afastar a imagem de religiosa . Marina colocou que os partidos políticos responsáveis pela crise política devem ser punidos nas urnas.

Conheça Seleções adversárias do Brasil na primeira fase da Copa da Rússia
Caso passe em primeiro de sua chave, o Brasil jogará nas seguintes cidades até a final: Samara, Kazan, São Petersburgo e Moscou. O encerramento da 1°fase acontece contra a Sérvia, dia 27 de junho, quarta, 15h (de Brasília ), na Arena do Spartak, Moscou.

Manchester City anuncia renovação de David Silva até 2020
Neste período, conquistou dois Campeonatos Ingleses, duas Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e uma Supercopa do país.

Lula também lidera numa simulação de sgundo turno. Alckmin segue com 9%, empatado tecnicamente com Alvaro Dias (5%). O "ninguém" tem 19% e não sabem afirmar em que candidato votariam, 46%.

O possível substituto do PT, caso Lula não seja candidato, Fernando Haddad aparece neste cenário com 3% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Manuela D'Ávila (2%). Votos nulos e em branco chegam a 12%. No principal cenário em que o ex-presidente não está na disputa, Bolsonaro lidera com 21%, seguido de Marina (16%) e Ciro Gomes (12%). Oscila entre 1% e 2% de intenções, mesmo nível de Paulo Rabello de Castro (PSC), João Amoêdo (Novo) e Guilherme Boulos (cortejado pelo PSOL).

Lula ganha em todos os cenários de segundo turno e ampliou em quatro pontos percentuais sua vantagem, em comparação com setembro, em relação à disputa com Bolsonaro (51% a 33%), Alckmin (52% a 30%) e Marina (48% a 35%).

O tucano empata tecnicamente com Ciro (35% a 33%) e Marina ganharia de Bolsonaro (46% a 32%).

Related news