Eurogrupo: Centeno afinal não venceu na primeira volta

Eurogrupo: Centeno afinal não venceu na primeira volta

Eurogrupo: Centeno afinal não venceu na primeira volta

"Hoje já não discutimos défices excessivos, não discutimos sanções, hoje podemos congratular-nos de ver o nosso ministro das Finanças a ser eleito presidente do Eurogrupo e num momento tão importante para o futuro da Europa, onde está aberta a discussão para o futuro da zona euro", disse.

Lisboa, 04 dez (Lusa) - A CGTP considerou hoje que o Eurogrupo é um instrumento de pressão da União Europeia, que é liderado pelo ministro das finanças alemão e não pelo seu presidente.

Esses momentos são agora recordados no dia em que Mário Centeno chega a um dos lugares mais destacados da gestão financeira da zona euro.

"E é uma honra [ser o novo presidente] devido à relevância deste grupo, à qualidade dos meus colegas e à importância do trabalho que temos de fazer nos próximos anos", declarou Centeno, que sublinhou que esse trabalho "tem de ser feito por todos os membros que pertence ao euro, Comissão, instituições europeias". Em vários jornais internacionais dão notícias com o título: "O português Mário Centeno é o novo presidente do Eurogrupo". "Gerar consensos é a única maneira de avançar, temos que aprender com as lições dos outros".

Na Europa, os centristas prometem vigilância ao desempenho "e à coerência" de Centeno como presidente do Eurogrupo.

Novo míssil da Coreia do Norte pode chegar a Washington - Seul
A Coreia do Norte liberou nesta quinta-feira dezenas de fotos e um vídeo depois do lançamento de quarta-feira do novo míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) Hwasong-15.

Miller admite ter feito 'lambança' no caso JBS
O ex-procurador é um dos principais personagens da polêmica que provocou a suspensão dos acordos de dois delatores da JBS . Porque tudo que eu incentivava a empresa a fazer era o que eu faria se estivesse na jurisdição.

Após "folgão", Renato e Grêmio discutem renovação de contrato para 2018
Para o jogo, o time será completamente alternativo e nem o técnico Renato Gaúcho vai para a capital mineira. A conquista do tri da América elevou Renato para a história do futebol brasileiro.

O processo que conduziu à eleição "foi construído com muita credibilidade, com um enorme esforço que fizemos para ganhar credibilidade e para que Portugal pudesse ter essa credibilidade na Europa", disse o ministro das Finanças. A decisão foi tomada durante uma reunião do fórum de ministros das Finanças da zona euro para escolher o sucessor do holandês Jeroen Dijsselbloem, realizada esta segunda-feira em Bruxelas.

Centeno foi o mais votado na primeira volta (oito votos), após a qual saíram da "corrida" a letã Dana Reizniece-Ozola e o eslovaco Peter Kazimir, tendo o ministro português derrotado o candidato luxemburguês Pierre Gramegna na segunda volta da eleição. "Poderás contar com o meu forte apoio e também com o da Comissão", disse.

Para o secretário-geral da CGTP, o Eurogrupo "não é democrático, pois quem ali sempre mandou foi o ministro alemão e não o seu presidente".

Centeno assumirá funções em 13 de janeiro próximo e presidirá já à próxima reunião do Eurogrupo, que terá lugar em Bruxelas em 22 de maio.

Related news