Confrontos em Lima depois de conhecido indulto a Alberto Fujimori

Confrontos em Lima depois de conhecido indulto a Alberto Fujimori

Confrontos em Lima depois de conhecido indulto a Alberto Fujimori

Na noite de Natal, centenas de pessoas saíram às ruas em Lima para protestar contra o indulto concedido ao ex-ditador. "Fujimori sofre de uma doença progressiva, degenerativa e incurável e que as condições carcerárias significam um sério risco para sua vida, saúde e integridade", ressaltou a presidência peruana em seu comunicado.

Mercedes Aráoz informou, porém, que este ano foram apresentados 45 pedidos de indulto a favor de Fujimori, dos quais 39 foram recusados por não cumprirem os requisitos.

O ex-presidente foi condenado em 2009 pela autoria indireta dos massacres de 25 pessoas em 1991 e 1992, realizados pelo grupo militar secreto Colina, e pelo sequestro de duas pessoas em 1992. Também este mês, a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) ordenou ao Estado peruano impedir a suspensão dos membros do TC denunciados pelo fujimorismo.

"Se você, Sr. Presidente, perdoar Fujimori sem o devido processo e sem uma junta médica imparcial, está viciando esse processo e atropelando o direito das famílias à justiça", escreveu Gisella Ortiz no Twitter.

Pouco após o anúncio do indulto, centenas de peruanos concentraram-se em Lima para denunciar a medida como um ato de impunidade.

Kuczynski foi apelidado de "traidor" e "cúmplice do criminoso".

Oficial: Mario Gómez troca de clube na Alemanha
Além de Estugarda, Bayern de Munique e Wolfsburgo, o internacional alemão jogou na Fiorentina e no Besiktas . As expetativas são altas e é um desafio.

Cade anuncia investigação sobre cartel de empreiteiras em São Paulo
Um deles está relacionado à construção do Rodoanel Mario Covas, de responsabilidade da Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa). As investigações se baseiam nas delações de executivos da Odebrecht , que revelaram ao Cade como funcionariam os cartéis .

Diferença de altura entre Pabllo Vittar e Simone e Simaria agita web
Ela ficou conhecida pelas músicas "Sua Cara", com Anitta e Major Lazer, "K.O." e " Corpo Sensual ". Até Pabllo Vittar entrou na brincadeira, afirmando que é mesmo um avatar, em publicação no Twitter.

Os fujimoristas gritaram o nome do ex-presidente e manifestaram apoio aos seus filhos quando entraram na clínica para visitar Fujimori.

Os críticos do indulto apontaram a anistia concedida por Kuczynski como resultado de um pacto político para permitir que o governante pudesse continuar no poder.

Kenji não apenas se negou a apoiar a destituição - impulsionada por seu partido, Força Popular - como também convenceu nove colegas a fazer o mesmo, o que foi determinante para a salvação de Kuczynski.

Nos bastidores, porém, foi acertado entre o filho mais novo de Fujimori, Kenji, e o presidente que o indulto seria tratado como tema prioritário.

As tensões começaram depois de conhecida a decisão do presidente Pedro Pablo Kuczynski de conceder um indulto a Fujimori, justificando as medidas "por razões humanitárias". "Estamos eternamente agradecidos. Que Deus o ilumine", disse Kenji Fujimori no Twitter.

No sábado, Fujimori, de 79 anos, havia sido transferido da cadeia para uma clínica com quadro de baixa pressão arterial e arritmia.

Related news