Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista nesta madrugada

Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista nesta madrugada

Chuva de estrelas cadentes poderá ser vista nesta madrugada

O evento poderá ser acompanhado a olho nu e, conforme o meteorologista da NSC Leandro Puchalski, haverá clima favorável para a observação em Santa Catarina.

A expectativa é que seja visto pelo menos um meteoro por minuto, ou seja, 60 meteoros por hora.

O pico será por volta das 16h de quinta-feira, mas caso as condições estiverem favoráveis, será possível observar a passagem de mais de 40 meteoros por hora mesmo antes e depois do pico. Quando a Terra passa pelo caminho que ele percorreu, os rastros de seus destroços entram em combustão ao atravessar a atmosfera terrestre, o que forma as chuvas de meteoros - ou estrelas cadentes.

Segundo o astrônomo, é preciso ter paciência, e olhar ao menos uma hora para o céu.

- A interação dessas rochas em alta velocidade e em atrito com a nossa atmosfera faz com que a rocha incinere e forme aquele traço brilhante.

Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa convoca plenário
Haverá, diz a administração, uma "redução das horas semanais trabalháveis para 38 horas" (em média). Existência de um prémio "adicional de 100% sobre cada sábado trabalhado (pagamento mensal)".

Escalador chinês morre ao cair do 62º andar de prédio — Vídeo
Wu Yongning já havia ganhado mais de R$ 39 mil e usava o dinheiro para ajudar a família, que é de origem humilde. Um blogueiro chinês filmou a própria morte aciental ao cair de um edifício de 62 andares.

City vence pela 14ª vez seguida no Campeonato Inglês
Já nos acréscimos, Bernardo Silva quase matou o jogo , no um contra um versus De Gea, mas o arqueiro levou a melhor. Aos oito minutos, David Silva , autor do primeiro tento, cruzou para área, mas a bola foi desviada por Lukaku.

"É a melhor chuva de meteoros do ano para os habitantes do hemisfério sul", diz Gustavo Rojas, astrofísico da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro da comissão de imprensa da Sociedade Astronômica Brasileira.

Segundo a Nasa, no dia 16 de dezembro, o 3200 Phaethon estará na mira dos radares dos observatórios de Goldstone e Arecibo, operados pela agência espacial. "Espero que todos aproveitem e se protejam do frio durante a chuva de meteoros!", disse Ishizaki. Isso vai ajustar sua visão ao céu escuro. O melhor horário para observar as Gemínidas será por volta das 2 horas da manhã, quando a constelação de Gêmeos já estará na direção norte.

Agora, se o céu de sua região estiver nublado esse noite, não entre em pânico. Para quem prefere ficar em casa, a agência transmitirá ao vivo para todo o mundo o show luminoso. Há inclusive risco de chuva que pode vir com forte intensidade sobre o Tocantins, centro-sul e leste do Pará.

E aí, conseguiu assistir tudo?

Related news