PIB da Alemanha cresce 2,3% no 3º trimestre

PIB da Alemanha cresce 2,3% no 3º trimestre

PIB da Alemanha cresce 2,3% no 3º trimestre

Esta desaceleração do PIB era esperada pelos analistas, mas fica abaixo das previsões, que apontavam para um crescimento entre os 2,6% e 2,9% em termos homólogos, informa a agência Lusa.

A economia portuguesa cresceu 2,5% no terceiro trimestre de 2017 face ao mesmo período do ano passado e depois de ter crescido 3% no trimestre anterior, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Comparativamente com o segundo trimestre, o PIB aumentou 0,5% em termos reais, mais 0,2 pontos percentuais que no trimestre anterior.

O cenário que se vinha a desenhar para os meses de julho a setembro variou muito em detrimento do nível de otimismo dos economistas.

"Ou seja, além da inflação, haverá - como a lei estipula - um aumento adicional, automático, a partir do mês de janeiro", frisou o ministro, adiantando não saber ainda exatamente o valor desse aumento, uma vez que aguarda saber os últimos dados da inflação, de dezembro deste ano próximo.

Este é o quarto trimestre consecutivo com um crescimento económico acima de 2%, o que não acontecia desde o final de 2007, há quase dez anos.

Atlético-MG volta a sofrer com desfalques em duelo contra o Vasco
O camisa 30 foi vetado pelo departamento médico depois de sofrer uma pancada na cabeça no duelo contra o Atlético-GO. O meia-atacante recebeu o terceiro cartão amarelo na Fonte Nova e ficará de fora no São Januário.

Ministro diz que Bolsa Família terá reajuste acima da inflação em 2018
Para o ministro, outra contribuição para o aumento do orçamento foi a revisão de pagamentos do benefício auxílio-doença. Foi o que garantiu nesta segunda-feira, durante visita ao Rio, o ministro do Desenvolvimento Social .

Terremoto no Irã deixa 61 mortos
Outras duas morreram em Kalar, segundo o diretor do hospital na cidade, cerca de 70 quilômetros ao sul de Darbandakhan. Em 2003, um tremor de magnitude 6,6 destruiu a cidade histórica de Bam, deixando 26 mil mortos.

Segundo o INE, o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou, verificando-se uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do investimento.

Fazendo uma análise em cadeia, pode dizer-se que a economia acelerou do segundo para o terceiro trimestre deste ano, passando de um crescimento na ordem dos 0,3% para os 0,5%.

Expetativas do governo A verdade é que o crescimento registado no terceiro trimestre vai de aumento ao que tinha sido traçado pelo governo.

"Este crescimento económico corresponde às expectativas traçadas pelo Governo no Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), corroborando a solidez dos cenários macroeconómicos subjacentes às projeções orçamentais", afirma.

Os elogios ao próprio trabalho são vastos e falam de um "crescimento robusto" e de um "maior equilíbrio" das contas.

Related news