Novembro Azul incentiva cuidados à saúde do homem

Novembro Azul incentiva cuidados à saúde do homem

Novembro Azul incentiva cuidados à saúde do homem

Assim como aconteceu no Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama, o Senado vai produzir uma série de vídeos sobre a importância da prevenção e do combate ao câncer de próstata. Já no Brasil, o 'Novembro Azul' foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque.

Em sua experiência clínica, o médico admite que atende cada vez mais pacientes com câncer de próstata. Na capital, 210, sendo o tipo de câncer que mais afeta os homens.

A doença acometeu cerca de 61 mil homens ano passado no país, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). "A população está envelhecendo e isso faz com que os casos de câncer de próstata sejam mais frequentes no Brasil", afirma.

Teve início nesta quarta-feira (01), a campanha nacional Novembro azul, mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem.

El gobierno chino activará en 2018 una comisión nacional anticorrupción
Desde Mao Tse-Tung, el "Gran Timonel", ningún otro líder había alcanzado una posición tan elevada a nivel político e ideológico. Los doce delegados continuaron las discusiones en un bote en el lago Nanhu, donde ahora se erige el Museo de la Revolución.

Desemprego cai para 12,4% em setembro
Somado a isso, foi identificado que 10,9 milhões de empregados no setor privado trabalham sem carteira assinada no País. Na sequência da melhora no mercado de trabalho e da recuperação da economia, o desemprego recuou pelo 9º mês seguido.

Funaro afirma que Temer recebeu R$ 2,5 milhões para campanha de 2010
Também devem depor hoje os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves. A assessoria de imprensa do ministro rechaçou as acusações feitas pelo empresário.

Veja no site da SPR mais informações sobre o Novembro Azul e dados sobre o câncer de próstata. O movimento que teve origem na Austrália, em 2003, estendeu as programações para todo o mês de novembro e ganhou adesão em vários países, incluindo o Brasil.

O toque retal é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. "Em casos de homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata e homens afrodescendentes é preciso fazer os exames a partir dos 45 anos".

Com o tema 'Masculinidade e Saúde do Homem', serão abordados assuntos como paternidade presente, infecções sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, hipertensão, câncer, diabetes e redução dos mitos e preconceitos envolvendo a saúde masculina.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. A necessidade dos exames é maior quanto maior é a idade do indivíduo. Se o tumor se expandir para além da próstata irá atingir outros órgãos. "Vontade de urinar com frequência, dor ao urinar, sangue no sêmen ou na urina e dor óssea são sintomas que surgem já na fase avançada do câncer", fala. Para os demais, a idade inicial é 50 anos.

Related news