Ministro admite falha técnica na base do surto de Legionella

Ministro admite falha técnica na base do surto de Legionella

Ministro admite falha técnica na base do surto de Legionella

Oficialmente, pelas entidades de saúde, a origem do surto não está ainda revelada.

Origem da infeção foi dentro do perímetro do São Francisco XavierO ministro da Saúde disse esta terça-feira que a origem do foco de legionella em Lisboa foi o hospital São Francisco Xavier, considerando que as primeiras evidências apontavam logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar.

"Naturalmente, se houver necessidade de introduzir algumas medidas corretivas, elas serão introduzidas", declarou.

O surto de infeção com a bactéria 'legionella' no hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70, anunciou ontem a Direção-Geral da Saúde.

Em conferência de imprensa, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas anunciou que os resultados das amostras colhidas nos últimos dias, após terem sido tomadas medidas para estancar a disseminação da legionela, nomeadamente choques térmicos e químicos nas águas e o mostram "um efeito positivo das medidas tomadas", com o número de novos casos a estabilizar.

De acordo com a SIC Notícias, cinco estão nos cuidados intensivos.

Veja dicas para evitar imprevistos no dia da prova do Enem
Pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte. Seguindo essas cinco dicas , o participante do Enem não correrá o risco de ser eliminado do exame.

Mourinho 'frustrated' with Man United; wants pay rise
In the circumstances, Morata and Lukaku could do with silencing the critics by producing a priceless winner at the Bridge. This can happen to every one of my players.

Miami' comete suicídio aos 34 anos — Ator de 'CSI
Brad Bufanda atuou ainda em dez episódios na série Veronica Mars , além de ter participado de programas como CSI: Miami e Malcom . Ele trabalhou recentemente em dois longas, ainda inéditos: a comédia "Garlic & Gunpowder" e " Stan the Man' ".

Em conferência de imprensa em Lisboa, Adalberto Campos Fernandes disse que "não se infetam 35 pessoas com uma ausência de falha".

O ministro considerou irresponsável atribuir este surto a uma falta de financiamento para a manutenção dos equipamentos dos hospitais. "O Governo tem acompanhado com grande consternação e pesar relativamente às pessoas que faleceram e com preocupação a evolução do estado de saúde de todos", respondeu aos jornalistas António Costa.

Até às 20:00 horas de segunda-feira "foram diagnosticados 30 casos de Doença dos Legionários com possível ligação epidemiológica ao Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) - Hospital de São Francisco Xavier", mais um caso do que o anterior balanço, pode ler-se no documento.

Questionado se pensa que foi feito tudo o que era preciso, face à contaminação registada naquele hospital público, e se os portugueses podem estar descansados, o chefe de Estado respondeu: "Daquilo que eu sei, e soube há pouco pelo senhor ministro da Saúde, as últimas análises que foram feitas dão negativas".

O presidente da Junta de Freguesia de Belém, a que pertence o Hospital São Francisco Xavier, afetado por um surto de 'legionella', mostrou-se hoje confiante nas medidas que as autoridades de saúde aplicaram para conter a infeção.

Related news