Merkel diz-se pronta para ser candidata em caso de eleições antecipadas

Merkel diz-se pronta para ser candidata em caso de eleições antecipadas

Merkel diz-se pronta para ser candidata em caso de eleições antecipadas

Perante este cenário, o presidente alemão, Frank-Walter Steimeier, pediu hoje aos partidos políticos que voltem às negociações para formar um governo, afastando para já a possibilidade de convocar eleições antecipadas.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, afirmou, na tarde desta segunda-feira (20), que prefere a realização de novas eleições do que formar um governo de minoria.

Esta coligação nunca testada a nível nacional, seria a saída para Merkel depois de o Partido Social-Democrata (SPD) ter anunciado que não continuaria a apoiar a chanceler federal e voltaria a ser oposição. Durante as negociações, os Verdes acusaram os integrantes do Partido Democrático Liberal (FDP, na sigla em alemão) de intransigência.

Petrobrás anuncia redução nos valores do diesel e da gasolina
O preço da gasolina atingiu uma média de 3,966 reais por litro, ante 3,938 reais na semana passada, segundo pesquisa da ANP. A Petrobras anunciou uma redução de 3,8% no preço da gasolina e de 1,3% no preço do diesel nas refinarias.

Enviado especial da China busca melhorar relações com Coreia do Norte
O jornal Rodong Sinmun, da Coreia do Norte , informou que os cidadãos norte-coreanos declararam a "sentença de morte" ao presidente dos EUA, Donald Trump , informou The Independent.

Anitta canta com Nick Jonas em pré-Grammy
Antes do lançamento oficial, eles aproveitaram um evento promovido pela Spotify para realizar a primeira performance da música. Os dois interpretaram 'Looking for Paradise' , parceria de Alejandro com Alicia Keys , e foram muito aplaudidos pelo cantor.

Ainda segundo a Reuteres, ela afirmou à emissora ZDF que não vê razão para renunciar ao cargo de chanceler, depois do colapso das negociações entre os conservadores de seu partido (CDU-CSU), os liberais (FDP) e os ambientalistas, que não conseguiram formar um governo de coalizão. Os liberais, depois de diversas tentativas de acordo, anunciaram que não foi possível chegar ao consenso. Outra opção é persuadir o SPD de Schulz a formar uma coligação majoritária para, assim, governar com mais efetividade. Derrotado por Merkel, Martin Schultz concordou com a primeira-ministra e declarou que novas eleições são o caminho correto a seguir, pelo bem da Alemanha. Por fim, uma situação mais extrema demandaria a convocação de novas eleições.

"Seria muito estranho [.] dizer agora que o que disse aos eleitores durante a campanha [para as legislativas] já não é válido", disse Merkel, no poder há 12 anos.

O euro baixou hoje face ao dólar, penalizado pela incerteza política na Alemanha, onde o partido da chanceler Angela Merkel não conseguiu apoio para formar uma coligação governamental. "A preocupação na Europa seria grande se, justamente no país mais forte do ponto de vista econômico, as forças políticas não assumissem as suas próprias responsabilidades", acrescentou.

Related news