Isabel dos Santos faz despedida pública e diz que salvou Sonangol

Isabel dos Santos faz despedida pública e diz que salvou Sonangol

Isabel dos Santos faz despedida pública e diz que salvou Sonangol

Em nota enviada às redações, Isabel dos Santos diz que "a notícia da Agência Lusa intitulada 'Relatório critica desempenho de administração de Isabel dos Santos na Sonangol', datada de 16 de novembro de 2017, é falsa".

A empresária Isabel dos Santos despediu-se esta quinta-feira da petrolífera angolana Sonangol, após um ano e meio como presidente do Conselho de Administração, agradecendo a "confiança" nela depositada para iniciar a recuperação da empresa.

Welwitchia 'Tchizé' dos Santos, afastada da gestão do segundo canal da Televisão Pública de Angola (TPA) através da empresa Semba Comunicação, publicou também esta quarta-feira uma mensagem na rede social Facebook, depois de ter sido conhecida a sua exoneração. "A todos colaboradores da Sonangol o meu MUITO OBRIGADA!", escreveu. "Havia momentos em que nós sabíamos de coisas que tínhamos medo até de partilhar convosco porque não queríamos que percebesse o quão dramático era realmente a situação da nossa empresa", referiu.

Em substituição, além do novo presidente do conselho de administração, o Presidente angolano nomeou, para administradores executivos, Sebastião Pai Querido Gaspar Martins, Luís Ferreira do Nascimento José Maria, Carlos Eduardo Ferraz de Carvalho Pinto, Rosário Fernando Isaac, Baltazar Agostinho Gonçalves Miguel e Alice Marisa Leão Sopas Pinto da Cruz.

Ao grupo em causa, o Presidente angolano deu 30 dias, a contar de 13 de outubro, para apresentar propostas para melhorar o desempenho do setor do petróleo e gás do país.

Concerto de Shakira em Lisboa adiado por motivos de saúde
A nova digressão chegava agora após o lançamento de " El Dorado ", o décimo primeiro álbum da cantora. Contudo, os últimos dias, antes dos meus primeiros shows, têm sido os mais difíceis da minha carreira.

Maués terá mutirão de exames — Novembro Azul
O enfoque foi o mesmo: mostrar ao homem a necessidade de cuidados preventivos contra o câncer de próstata . Um em cada seis homens é alvo da doença.

Rajoy faz primeira visita a Barcelona desde intervenção na Catalunha
Rajoy convocou as eleições despois de ter destituído o governo separatista de Carles Puigdemont e de ter dissolvido o Parlamento. A decisão foi tomada após uma consulta aos elementos do partido, 54% votaram a favor do fim do pacto.

Este grupo de trabalho, de acordo com as mesmas conclusões divulgadas pelo Jornal de Angola, constatou que se deparou com uma "concessionária nacional sem liderança e sem estratégia para desenvolver o papel de impulsionadora da indústria petrolífera" e que é facto também um "mau relacionamento" entre a Sonangol, as companhias petrolíferas, subsidiárias empresas fornecedoras, "por ausência de pagamento regulares".

O ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, exonerou, por decreto que entrou em vigor a 26 de setembro, dia em que tomou posse o novo chefe de Estado, João Lourenço, três administradores executivos da Sonangol, incluindo Paulino Jerónimo, então presidente da comissão executiva.

O quarto subgrupo dedicou-se à análise dos termos e condições contratuais aplicáveis a atividades de pesquisa e o quinto sobre o abandono das instalações petrolíferas.

No caso da Simplificação dos Processos de Gestão das Concessões Petrolíferas, adianta, "o que foi solicitado foi um aumento do plafond sem autorização prévia da Concessionária, para custos recuperáveis".

Ou seja, refere, as operadoras petrolíferas "pretendiam incorrer gastos mais livremente sem processo de validação junto do Estado", sendo que esta solicitação, ao aumentar os 'plafonds' dos custos recuperáveis para as operadoras, "incide sobre o valor que o Estado recebe do petróleo".

Related news