Inflação avança, mas taxa acumulada no ano é a menor desde 98

Inflação avança, mas taxa acumulada no ano é a menor desde 98

Inflação avança, mas taxa acumulada no ano é a menor desde 98

A inflação fechou o mês de outubro em 0,42%, o maior índice do ano, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (10). Nos últimos 12 meses, a variação acumulada do grupo é de -2,14%.

Apesar da alta em outubro, a inflação em 2017 ainda é a menor desde 1998, sendo que de janeiro a outubro, a média do preços subiu 2,21%. Juntas, essas duas altas corresponderam a 40% do IPCA geral do mês.

Em outubro, ficaram mais caras as despesas com habitação (1,33%), vestuário (0,71%), saúde e cuidados pessoais (0,52%), transportes (0,49%), comunicação (0,4%) e educação (0,06%).

Os gastos com o grupo Habitação subiram 1,33% em outubro, um impacto equivalente a metade do IPCA do mês, 0,21 ponto porcentual.

Segundo o IBGE, os principais responsáveis pelo aumento no mês foram o preço da energia elétrica, que subiu por causa da entrada em vigor do patamar 2 da bandeira vermelha, que gerou um aumento nas contas de luz de R$ 3,50 para cada 100 Kilowatt-hora (kWh) consumidos, e o preço do botijão de gás de até 13 kg, que sofreu reajustes nas refinarias por parte da Petrobras.

Aos 53 anos, atriz de 'Sai de Baixo' morre vítima de cancro
Estudou teatro, altura em que conheceu o também actor e humorista Luís Salem, que seria seu parceiro durante toda a carreira. O marido da atriz, Ricardo Parente, informou que ela não sofreu na partida e que "foi em paz", segundo o jornal O Globo.

WWII generó $500 MDD en 3 días — Call of Duty
Ya habrá tiempo para que Advanced Warfare tome un lugar al lado de las mini-franquicias de Call of Duty al lado de Modern Warfare (de Infinity Ward) y Black Ops (de Treyarch).

Ed Westwick, ator de 'Gossip Girl', é acusado de estupro por atriz
Lutei com ele o máximo que consegui mas ele pegou o meu rosto com as suas mãos, me chacoalhou e disse que queria me comer. Eu disse que estava cansada e que tinha de ir embora, tentando me livrar do que já era uma situação desconfortável.

Na avaliação de José Fernando Gonçalves, analista do IBGE, a pressão das tarifas de energia sobre a inflação deverá continuar. Já em Vitória, a queda foi em função da redução da alíquota do imposto. O grupo dos alimentos apresentou queda de 0,5% pelo sexto mês consecutivo, porém essa queda é menos intensa do que a registrada em setembro, quando houve uma depreciação de 0,41%.

Em 12 meses até outubro, a inflação está em 2,70%, acima dos 2,54% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. O acumulado no ano é o menor registrado para o período desde a implantação do Plano Real em 1994.

Os alimentos para consumo em casa passaram de -0,74% em setembro para -0,17% em outubro, com destaque para a batata-inglesa (que foi de -8,06% em setembro para 25,65% em outubro) e o tomate (de -11,01% em setembro para 4,88% em outubro). Na outra ponta estão o feijão-mulatinho (-18,41%), o leite longa vida (-2,99%) e o arroz (-1,14%). Os preços de artigos de residência, por sua vez, desaceleraram 0,39%, devido ao barateamento nos preços de eletrodomésticos.

Maior inflação foi em Goiânia: 1,5%. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) tem última reunião do ano prevista para ocorrer em 5 e 6 de dezembro. Essa previsão foi mantida com relação à semana anterior.

Related news