Catalunha: Puigdemont apela a frente unida de independentistas

Catalunha: Puigdemont apela a frente unida de independentistas

Catalunha: Puigdemont apela a frente unida de independentistas

Também compareceram ao tribunal outros quatro ex-ministros da comunidade espanhola.

Segundo a agência de notícias Efe, além de Puigdemont, Antoni Comín, Clara Ponsatí, Lluís Puig e Meritxell Serret se apresentaram às autoridades belgas acompanhados dos seus advogados.

O líder deposto da Catalunha, Carles Puigdemont, se apresentou neste domingo (5) à Justiça da Bélgica. A promotoria belga, no entanto, não confirma os nomes dos políticos que se entregaram.

Uma vez que os ex-governantes se encontram na mesma região do país, é provável que o juiz nomeado para analisar os casos seja o mesmo e terá 24 horas para decidir o que acontecerá a Carles Puigdemont e aos ex-conselheiros.

A partir de Bruxelas, Carles Puigdemont apelou à formação de uma lista unitária dos independentistas para as eleições de 21 de Dezembro na Catalunha, num momento em que todos os sinais são de que vai desfazer a coligação que formava o governo regional catalão, destituído por Madrid após a declaração da independência.

Presos suspeitos de matarem jovem que desapareceu após carona em SP
Segundo informações do portal 'G1', eles foram presos em três bairros da zona norte da cidade na madrugada desta sexta-feira (3). Um casal se ofereceu para dividir as despesas como carona , mas no lugar combinado, apenas Jonathan teria se apresentado.

Gilmar Mendes suspende transferência de Sérgio Cabral para presídio federal
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que está em viagem internacional com um grupo de deputados, encerrará o encontro na tarde de sexta (3).

Paris Saint-Germain já inicia conversas por Philippe Coutinho, diz Telefoot
O encontro teria acontecido em Londres, onde, no dia 23, houve a entrega do prêmio The Best, da Fifa, aos melhores do mundo. Segundo o programa "Teléfoot", do canal de TV francês "TF1", Philippe Coutinho virou prioridade no Paris Saint-Germain.

No mesmo dia, ele foi acusado pelo procurador-geral da Espanha, Jose Manuel Maza, devido à tentativa de separar a Catalunha do restante da Espanha. O presidente catalão destituído diz que aceitará o resultado do pleito.

Ontem à tarde, Puigdemont manifestou-se disponível para colaborar com a justiça, na Bélgica, através de uma mensagem escrita em flamengo, publicada na rede social Twitter, o antigo presidente da Generalitat assume uma posição conjunta dele e dos quatro conselheiros dizendo, "estamos preparados para cooperar plenamente com a justiça belga na sequência do mandado de detenção europeu emitido por Espanha".

A juíza Carmen Lamela deixou em liberdade provisória sob fiança de 50.000 euros o nono, Santi Vila, que pediu demissão antes da proclamação da independência, em 27 de outubro.

A atual crise política foi desencadeada após a realização de um referendo considerado ilegal pelo governo e pela Suprema Corte espanhóis.

O porta-voz do governo espanhol, Inigo Mendez de Vigo, disse que qualquer político pode concorrer à eleição, a menos que tenha sido condenado por um crime.

Related news