Vendas do comércio catarinense crescem 16,4% em agosto

Vendas do comércio catarinense crescem 16,4% em agosto

Vendas do comércio catarinense crescem 16,4% em agosto

Em agosto, as vendas nesse segmento avançaram 0,1% frente a julho, terceiro mês seguido de crescimento nessa comparação diante do aumento de venda de veículos e materiais de construção. A receita nominal também recuou 0,1%, frente a julho e na série com ajuste sazonal.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (11) pelo IBGE, em agosto, o volume de vendas nos dez segmentos que integram o comércio varejista no conceito ampliado avançou 7,6% em relação ao mesmo mês de 2016.

No ano, o volume de vendas acumula alta de 0,7% e, em 12 meses, permanece negativo (-1,6%).

Sete das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram queda em agosto, na comparação com julho. As que mais pesaram sobre o índice foram: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-6,7%); tecidos, vestuário e calçados (-3,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (-3,1%) e combustíveis e lubrificantes (-2,9%).

Entre os segmentos, a maior alta nas vendas se deu no setor de hipermercados e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: 28,4% a mais que agosto de 2016, e eletrodomésticos, com 18,1%. Além da influência de uma base deprimida de comparação, o comportamento positivo do setor vem sendo influenciado pela redução da taxa média de juros no crédito às pessoas físicas e pela manutenção da massa de rendimento real circulante na economia. Os indicadores acumulados de janeiro a agosto de 2017 e em 12 meses também registram variação negativa, de -0,2% e -1,3%, respectivamente.

Marcos, Dinei e Yuri formam quarta roça da temporada — A Fazenda
Quem você acha que será eliminado? Na formação da quarta roça de " A Fazenda " sobrou reclamações até para a direção do reality . O segundo indicado à roça foi o Dinei , o que não foi surpresa para nenhum dos confinados e muito menos para o público.

Holanda vence a Suécia, mas fica fora da Copa
Em 2014 no Brasil, foi o destaque da campanha que terminou com o terceiro lugar. O jogador fez sua estreia na seleção em 1999, ainda na equipe sub-15.

Austrália acabou com o sonho da Síria
Por conta da guerra civil no país árabe desde 2011, a seleção nacional é obrigada a mandar suas partidas na Malásia. Cahill, de cabeça, fez 2 a 1 para os donos de casa no início do segundo tempo da prorrogação ( veja abaixo ).

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, se manteve praticamente estável, com 0,1% - terceira alta consecutiva frente a julho deste ano.

No comércio varejista, 17 das 27 unidades da federação apresentaram variações negativas no volume de vendas, em relação ao mês imediatamente anterior. Os principais destaques negativos foram livros, jornais, revistas e papelaria (-3,1%) e combustíveis e lubrificantes (-2,9%). Em relação à receita nominal, a taxa foi de 0,4%.

Na comparação com agosto de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado cresceram 7,6% em agosto de 2017. Os destaques ficaram com o grupo de móveis e eletrodomésticos (+16,5%), artigos farmacêuticos (+4,4%), tecido, vestuário e calçados (+9,0%) e produtos de uso pessoal e doméstico (+6,1%). Em 12 meses, contudo, o IBGE registrou baixa, de 1,6%. Já veículos e motos, partes e peças cresceram 2,8% e as vendas de material de construção subiram 1,8%.

O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com avanço de 1,7% no volume de vendas sobre agosto de 2016, exerceu o segundo maior impacto positivo na formação da taxa global do varejo.

Related news