Três cientistas conquistam o Prêmio Nobel de Química

Três cientistas conquistam o Prêmio Nobel de Química

Três cientistas conquistam o Prêmio Nobel de Química

O desenvolvimento da microscopia crioeletrónica veio "permitir obter imagens estáticas a meio do movimento das biomoléculas e visualizar o processo de uma forma nunca antes vista, o que foi decisivo para a compreensão elementar da vida química e para o desenvolvimento de farmacêuticos", refere o comunicado da academia.

Para ver as estruturas celulares que compõem as células, ou para ver vírus, foi necessário a invenção e desenvolvimento do microscópio eletrónico.

O valor monetário do prémio é cerca de nove milhões de coroas suecas (933 mil euros) a ser distribuído pelos três investigadores. "Este método coloca a bioquímica em uma nova era".

Читайте также: Novo Google Pixel 2 e Google Pixel XL 2 — Sem segredos

Jacques Dubochet, investigador suíço, utilizou uma técnica de vitrificação que congela de imediato para preservar o estado das biomoléculas e estudá-las de forma mais detalhada. "Estamos a testemunhar uma revolução na bioquímica", explicou Linse.

Para se ter uma ideia da descoberta, os primeiros microscópios electrónicos, por exemplo, "matavam" a matéria orgânica porque o feixe de elétrons necessário para a observação era extremamente forte. Jacques Dubochet conseguiu vitrificar a água em torno de uma amostra biológica, permitindo que as biomoléculas conservassem sua forma natural mesmo no vácuo. Mas, em 1990, Richard Henderson conseguiu usar um microscópio eletrônico para gerar uma imagem tridimensional de uma proteína em resolução atômica, demonstrando o potencial da tecnologia para a biologia e para a área médica - ao menos para estruturas ex vivo.

A semana de anúncios dos prémios Nobel começou na segunda-feira com o de Medicina, atribuído aos americanos Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young pela sua descrição do "relógio biológico". Nesta quinta-feira (5), será anunciado o de Literatura; e, na sexta (6), o da Paz.

При любом использовании материалов сайта и дочерних проектов, гиперссылка на обязательна.
«» 2007 - 2017 Copyright.
Автоматизированное извлечение информации сайта запрещено.

Код для вставки в блог

Related news