PF: Aécio e Gilmar Mendes fizeram 33 ligações em dois meses

PF: Aécio e Gilmar Mendes fizeram 33 ligações em dois meses

PF: Aécio e Gilmar Mendes fizeram 33 ligações em dois meses

Pelo menos 22 das chamadas foram completadas entre 16 de março e 13 de maio deste ano. Um desses telefonemas ocorreu exatamente no dia que Gilmar deu uma decisão favorável ao tucano. O documento foi anexado a um dos processos que tramitam no STF sem sigilo e que tem como parte Aécio, sob a relatoria do ministro Edson Fachin. Gilmar é relator de 4 dos 7 inquéritos em que Aécio é alvo no Supremo. Como também não houve gravação na memória interna do celular de Aécio, não foi possível saber o conteúdo das conversas.

Ressaltando um espírito sereno durante a apuração dos votos, a nota fez questão de afirmar que: "A decisão tomada pelos presentes, restabeleceu princípios vitais de um Estado democrático de direito, assegurando tanto a plenitude da representação do povo brasileiro, como o devido processo legal, assegurando assim ao senador Aécio Neves, a oportunidade de apresentar sua defesa e comprovar na Justiça Brasileira sua inocência em relação às falsas acusações das quais foi réu".

Sobe para 44 o número de mortos nos incêndios em Portugal
O último balanço, feito pela ANPC na quinta-feira à tarde, dava conta de 43 vítimas mortais. Foi encontrada queimada em casa.

Investigação aponta "imperiosa necessidade" de manter Geddel preso, diz Fachin
Para ela, a prisão preventiva do ex-ministro é "imprescindível" para a continuidade das investigações . Brandão também ficará afastado da função na Câmara e deverá usar tornozeleira eletrônica.

Números de mortos sobe para 37 (ATUALIZADA) — Incêndios
A mesma fonte do Comando Distrital de Coimbra esclarece que as únicas vitimas mortais de Tábua foram um casal de idosos. Pelo menos 31 pessoas morreram nas centenas de incêndios que deflagraram no domingo, o pior dia do ano em fogos.

Em nota, Gilmar Mendes informou que manteve contato constante, desde o início de sua gestão, com todos os presidentes de partidos políticos para tratar da reforma política. Os registros indicam que conversa teve duração de 24 segundos e foi realizada às 13h01. Ao todo, foram cinco ligações pelo WhatsApp, em quatro delas o senador conseguiu falar com o ministro. Nesta data, Gilmar Mendes ordenou suspender o interrogatório que o senador deveria prestar à PFrelativo à ação em que se investiga corrupção em Furnas. Segundo o relatório, as ligações somam seis minutos e 57 segundos. Aécio diz que o ministro poderia ajudar na votação do projeto de abuso de autoridade no Senado, falando com o senador paraense Flexa Ribeiro. Era para tratar do voto de um colega de Aécio no Senado. Aécio disse em nota que conversou com Gilmar sobre reforma política. Ressalte-se que pouco mais da metade das ligações citadas foi completada, conforme consta do relatório da PF. Ocorreram também reuniões públicas para tratar do tema, com a presença do presidente da Câmara e presidentes de outros partidos. Essa questão foi tratada pelos advogados junto ao tribunal, não tendo sido objeto de contato do senador com o ministro.

A decisão do Ministro Gilmar Mendes que suspendeu a oitiva do Senador foi resultado de petição protocolada pelos advogados do Senador, de acordo com a súmula 14 do STF. "A oitiva foi realizada poucos dias depois". O colunista Leonardo Sakamoto, do site UOL, afirma que Gilmar Mendes usa da galhofa para tratar de um assunto nada divertido.

Related news