Movimento fará votação informal sobre separar o Sul do Brasil

Movimento fará votação informal sobre separar o Sul do Brasil

Movimento fará votação informal sobre separar o Sul do Brasil

A divisão dos estados brasileiros é inconstitucional e está no primeiro artigo da Constituição Federal Brasileira, onde diz que a República Federativa do Brasil é "formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal".

Em vários momentos ao longo da história dos países e nações sempre foi muito comum que aqueles que se julgavam mais desenvolvidos ou que gozassem de uma certa condição econômica, social ou política mais privilegiada pudessem ter a convicção de que seriam autossuficientes e esta condição poderia lhes trazer uma independência aos demais.

Todos estes fatores estão precipitados na polêmica questão separatista da região sul do Brasil.

Desembargador reverte decisão de Odilon de Oliveira e manda soltar Cesare Battisti
Porém, logo em seguida, ele consegue a libertação, o que aconteceu nesta sexta-feira (6) novamente. Ele chegou a ficar preso no Brasil.

Correios do Rio e São Paulo encerram greve
Além disso, a categoria rejeitou o reajuste de 3% proposto pelos Correios a partir de janeiro. O ministro ofereceu 2,7% retroativo ao mês de agosto.

Campanha para abolir armas nucleares ganha Nobel da Paz
Principalmente após as polêmicas envolvendo a secretária-geral de Myinmar, Aung San Suu Kyi , laureada em 1991. Entre os países que se recusaram a assinar o acordo estão os EUA, a Rússia, a China, o Reino Unido e a França.

Eleitores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, de forma voluntária, poderão votar novamente para opinar se querem ou não a separação dos três Estados do restante do Brasil. Além disso, serão coletadas assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular com a proposta da realização de um plebiscito oficial em 2018. É apenas uma consulta, onde pessoas a favor ou contra o movimento de separação do Sul para criar um novo país vão marcar na cédula "sim" ou "não".

Essa não é a primeira vez que o movimento "O Sul é Meu País" realiza um plebiscito informal. A pergunta feita nestes estados será a de que se os mesmos concordam em se separarem do resto do país. A segunda edição do Plebisul - Consulta Popular acontecerá no sábado, 7 de outubro, entre 8h e 17h30. Em torno de três mil urnas serão distribuídas por 963 cidades e em torno de 25 mil ativistas voluntários ficam responsáveis pelas unidades coletoras de votos.

De acordo com as informações divulgadas na mesma página, o resultado poderá ser conhecido já a partir das 17 horas do mesmo dia de votação.

Related news