Defesa de Lula apresenta recibos de pagamento de aluguéis de imóvel

Defesa de Lula apresenta recibos de pagamento de aluguéis de imóvel

Defesa de Lula apresenta recibos de pagamento de aluguéis de imóvel

Em petição protocolada hoje, os advogados de Lula pedem que o juiz Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância, marque uma "audiência formal" para entrega dos documentos com a presença de perito.

Em despacho nesta segunda-feira (9), Moro pede, ainda, que Lula entregue os originais à Justiça, caso os possua. A determinação do magistrado ocorreu após a força-tarefa da Lava Jato protocolar, na semana passada, um incidente de falsidade em que pede perícia nos recibos e afirma que eles são "ideologicamente falsos".

Na denúncia, o Ministério Público Federal diz que Lula não pagou pela locação do imóvel, comprado pelo empresário Glaucos da Costamarques em 2010. Eles argumentam que o próprio primo de José Carlos Bumlai "declarou à Receita Federal e à Polícia Federal, em junho e outubro de 2016, respectivamente, que recebia os aluguéis". Inicialmente, o apartamento foi alugado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, quando Lula ainda era chefe do governo, para ser usado pelos policiais responsáveis pela segurança do então presidente. "Marisa Letícia Lula da Silva", relata.

O apartamento em São Bernardo do Campo é um dos objetos da ação penal, que acusa o ex-presidente de ter sido beneficiado pela Odebrecht com o uso do imóvel e também com um terreno que seria destinado ao Instituto Lula.

"Identificamos nos documentos ora anexados, 3 registros de visitas realizadas por João Muniz Leite, uma visita ocorrida no dia 3 de dezembro de 2015 e duas visitas ocorridas no dia 4 de dezembro de 2015", afirma o ofício, que ressalta que não encontrou registros de visitas de Roberto Teixeira a Glaucos.

Uruguai vence, Peru e Colômbia empatam e Paraguai tropeça contra o lanterna
O empate em 1 a 1 entre Peru e Colômbia , ocorrido na noite desta terça-feira (10), foi bom para os dois países. Martin Cáceres, Cavani e Luis Suárez, duas vezes, fizeram para o Uruguai .

FMI mantém previsões de crescimento para Portugal
Além disso, o FMI considera que, para reforçar a resiliência e a recuperação da zona euro, vai ser preciso "acelerar a limpeza dos balanços dos bancos" e "melhorar de forma duradoura a rentabilidade do sistema bancário".

Brasil x Chile: prováveis times, onde ver, desfalques e palpites
Os argentinos só precisam vencer os equatorianos para garantir a quinta colocação, com direito a disputar a repescagem. Tudo isso explica a determinação do Brasil para encarar o Chile , nesta terça-feira, em São Paulo.

A Lava Jato afirma que não houve pagamento de aluguel entre fevereiro de 2011 e pelo menos novembro de 2015, do imóvel vizinho ao do petista, em São Bernardo.

O ex-presidente falou ainda dos sete processos que responde, dizendo "Eu sei que estou lascado".

Para Zanin, a quebra de sigilo bancário mostra que o empresário tinha fluxo financeiro compatível com o recebimento dos aluguéis entre 2011 a 2015 e que naquele período recebeu inúmeros depósitos em dinheiro em suas contas que que superam os valores dos aluguéis, já que os pagamentos teriam sido feitos em dinheiro.

Hoje, a defesa do ex-presidente Lula confirmou que possui os documentos originais. "Glaucos e D. Marisa e os recibos correspondentes foram apresentados em Juízo exatamente como formam encontrados, conforme declarações das pessoas que participaram das diligências, registradas em ata notarial". Para a defesa, os recibos tem validade de prova de pagamento com base no Código Civil (artigo 319).

Related news