Papa pede aos jovens colombianos que 'sonhem grande' e saibam perdoar

Papa pede aos jovens colombianos que 'sonhem grande' e saibam perdoar

Papa pede aos jovens colombianos que 'sonhem grande' e saibam perdoar

A visita do papa ao terceiro país mais populoso da América Latina (48 milhões de habitantes, pelo menos 70% dos quais católicos) surge, finalmente, depois de várias notícias nesse sentido, sempre desmentidas pelo Vaticano. "Invoco particularmente a benção de Deus para a paz a todos vocês", declarou o pontífice.

O Papa Francisco pediu nesta quarta-feira uma oração em favor de um diálogo na Venezuela, em declaração aos jornalistas que o acompanham em sua viagem à Colômbia.

Nesta manhã, Francisco se reúne com o presidente Juan Manuel Santos e depois recebe as chaves da cidade.

Centenas de venezuelanos que migraram por causa da crise política e econômica são esperados na cerimônia.

O confronto entre guerrilhas, paramilitares e forças do Estado deixou 7,5 milhões de vítimas, entre mortos, desaparecidos e deslocados.

Quem dominar a Inteligência Artificial vai ser líder do mundo
Em agosto juntou-se a mais de 100 especialistas nesta tecnologia num pedido para a proibição das armas autónomas. Seja lá quem se tornar o líder nessa esfera se tornará o líder soberano do mundo".

Netflix inicia a produção de sua terceira série original brasileira
A atriz Emanuelle Araújo será a responsável por interpretar a personagem principal, Samantha . Nesta segunda-feira (4), a Netflix iniciou as filmagens de sua mais nova série original.

Em depoimento, Odebrecht diz que Lula sabia de conta de propina
Antes de começar o depoimento, as defesas de Lula e de Branislav Kontic voltaram a pedir a Moro a suspensão do depoimento. Os advogados de Lula também recorreram à segunda instância para suspender o andamento dos depoimentos.

O papa tem previsão de chegar na capital colombiana às 16h30 (horário local, 18h30 de Brasília) e onde ficará até o dia 10 e visitará Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena das Índias.

Depois disso, o Papa subiu no papamóvel e seguiu pela avenida El Dorado (que liga o aeroporto ao centro da cidade) até a Nunciatura Apostólica. Ao dirigir-se aos colombianos, Francisco sublinhou que os actuais líderes políticos têm de resolver os problemas que levaram a essa violência. "Irei como peregrino de esperança e paz", anunciou o pontífice a dois dias de empreender uma visita histórica de quatro dias à Colômbia para impulsionar a reconciliação.

O Papa reconhece "a constância em busca da paz e harmonia" do povo colombiano e assegura que a paz que a Colômbia "deseje e trabalha há muito tempo" deve ser "estável, duradoura, para nos vermos e nos tratarmos como irmãos, nunca como inimigos ". Logo à chegada, Francisco poderá saudar desde logo o recente acordo de cessar-fogo com o Exército de Libertação Nacional (ELN), outro dos grupos de guerrilha ativos desde há cinco décadas no país.

Assine a newsletter da swissinfo.ch e receba diretamente os nossos melhores artigos.

Related news