Ministério Público pede absolvição de Lula na compra de silêncio de Cerveró

Ministério Público pede absolvição de Lula na compra de silêncio de Cerveró

Ministério Público pede absolvição de Lula na compra de silêncio de Cerveró

O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta sexta-feira (1) a absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do banqueiro André Esteves no processo que investiga a compra do silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

O MPF alega nas alegações finais encaminhadas ao juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal em Brasília, que, diferentemente do afirmado por Delcídio, os esforços para impedir o fechamento de um acordo de delação premiada por parte do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras não interessava a Lula, mas sim ao próprio ex-senador.

No mesmo pedido, o procurador responsável pelo caso também pede a suspensão dos benefícios concedidos com base na delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral. "Foi uma atuação pessoal de Delcídio tentando salvar-se e, para tanto, buscando apoio financeiro junto a comparsas daquele esquema de corrupção, pessoas que também poderiam estar interessadas no silêncio de Cerveró", afirmou o MPF nas alegações finais. "E Cerveró estava sonegando informações no que se refere a Delcídio, e não sobre Lula, a quem inclusive imputava fatos falsos, no intuito de proteger Delcídio", diz o documento.

Delcídio afirmou que todo o dinheiro foi dado por José Carlos Bumlai, por intermédio do filho, Maurício Bumlai, e que ele apenas encaminhou a entrega das cinco parcelas de R$ 50 mil ao ex-diretor da Petrobras a pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O MPF diz não ter encontrado evidências de que Lula e André Esteves cometeram o crime de obstrução de Justiça.

Na época da delação de Delcídio, Esteves chegou a ser preso.

Harvey faz represas de Houston começarem a transbordar — EUA
Sabe-se que o Harvey deixou pelo menos quatro mortos até agora, com outras seis mortes potencialmente ligadas à tempestade . De acordo com autoridades do Texas, o estado deve precisar de mais de US$125 bilhões para a reconstrução.

Diego Costa pode acabar no... Las Palmas
Diego Costa tem a vida complicada no Chelsea, já que o treinador Antonio Conte não conta com o avançado. "Sou sempre otimista no que toca aos assuntos do Atlético ".

Maia: nova denúncia da PGR não atrapalharia andamento de trabalhos na Câmara
Fufuca tem tentado uma aproximação com o atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). Ainda não há acordo sobre o tipo de sistema de voto para as próximas eleições.

De acordo com o MPF-DF, Delcídio mentiu em depoimentos aos procuradores e à Justiça. Na avaliação do órgão, além de Delcídio, devem ser condenados o advogado Edson de Siqueira Ribeiro Filho e os demais denunciados: Maurício Barros Bumlai, José Costa Barros Bumlai e Diogo Ferreira Rodriguez.

Para tanto, e por orientação do então advogado de Cerveró, Edson Ribeiro, nos primeiros anexos entregues ao MPF Nestor Cerveró informou falsamente que os valores foram destinados à campanha presidencial de Lula naquele ano de 2006.

Posteriormente, em acordo de delação premiada, Delcídio acusou Lula de ser o mandante da tentativa de comprar o silêncio de Cerveró e, assim, atrapalhar as investigações da Lava Jato. Neste caso, o entendimento do procurador é que os benefícios devem ser mantidos. "O Ministério Público, em um parecer técnico e bem fundamentado, pede a absolvição do Andre Esteves no processo onde ele foi acusado de obstrução de Justiça, aquele em que ele foi preso".

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) comemora a manifestação do MPF. É muito importante para nós que o MPF peça a absolvição.

Related news