Mais de 20 entidades entregaram 2 milhões ao Fundo Revita — Pedrógão Grande

Mais de 20 entidades entregaram 2 milhões ao Fundo Revita — Pedrógão Grande

Mais de 20 entidades entregaram 2 milhões ao Fundo Revita — Pedrógão Grande

É possível que se tenham angariado vários milhões de euros.

"A questão de Pedrógão, de Castanheira de Pera, de Figueiró dos Vinhos, e outros município vizinhos continua depois da campanha eleitoral (.) são só três semanas", apelou. Nem ao que foi entretanto dito pelo PSD, numa conferência de imprensa.

Há "dezenas de contas que foram abertas em bancos", por parte de entidades públicas ou de particulares, e as três autarquias "desconhecem o destino do dinheiro", alertou ao i o presidente da câmara de Pedrógão Grande, Valdemar Alves. O autarca disse ainda que vai "desafiar" os autarcas vizinhos a informarem o Ministério Público sobre a situação. O fundo social vai garantir uma maior a eficiência na gestão destes fundos e garantir a chegada ao destino pretendido. Nos dias seguintes ao incêndio de Pedrogão, o Governo decidiu criar um fundo para "gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande".

No início de Agosto, o Ministério do Planeamento e Infraestruturas previu a mobilização de cerca de 100 milhões de euros para a revitalização da área afetada pelo fogos.

Juventus pode contratar Iniesta no fim da temporada — Jornal
Com 33 anos, Iniesta é já uma referência do emblema 'blaugrana', mas não tem sido aposta do treinador Ernesto Valverde. Esta manobra, refere a mesma publicação, é em tudo semelhante ao que a 'Velha Senhora' fez com Andrea Pirlo em 2011.

MPF pede bloqueio de R$ 1 bi de Nuzman e outros acusados
Com o desdobramento da investigação, o MP da França descobriu existência de um esquema de compra de votos para Olimpíadas do Rio. Sua proximidade com Cabral, que era o governador na eleição do Rio, era responsável pelo apelido de "Rei Arthur".

PIB cresce 0,2% no 2º trimestre de 2017
O consumo das famílias também registrou aumento, com alta de 1,4% na comparação entre o primeiro e o segundo trimestres de 2017. O desempenho excepcional do agronegócio no primeiro trimestre inflou a base de comparação e agora deverá devolver a alta.

Após a reunião, Assunção Cristas visitou a localidade de Vale Vicente, na freguesia de Campelo: "Estamos num lugar da freguesia de Campelo para ver uma habitação que foi ardida (.)". A informação foi prestada pelo ministro Vieira da Silva ao PSD, que exige agora saber onde está o resto, ou seja, 1,3 milhões.

Apesar de em Julho se ter falado de um total de 13 milhões de euros de verbas recolhidas, o autarca de Pedrógão diz que o valor final nunca foi apurado de forma oficial.

No comunicado, o ministério sublinha que os donativos apenas são entregues ao Revita "por decisão dos doadores", sendo que o Governo e o Conselho de Gestão do fundo têm também cooperado com a Cáritas Diocesana de Coimbra, a União das Misericórdias Portuguesas e a Fundação Calouste Gulbenkian, que agregaram outros donativos.

"Eu vim há menos de dois meses ao terreno e deixei o compromisso do CDS e o meu, pessoal, de a cada dois meses estar de novo com as pessoas para ouvir o desenvolvimento do pós-incêndio e para perceber como é que a ajuda está ou não a ser organizada para além daquilo que se ouve na comunicação social e da parte do Governo", frisou.

Related news