Justiça tem 79 milhões de processos sem decisão, revela balanço do CNJ

Justiça tem 79 milhões de processos sem decisão, revela balanço do CNJ

Justiça tem 79 milhões de processos sem decisão, revela balanço do CNJ

Em nota, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte informou que "a atual administração do Tribunal de Justiça observa os dados apresentados pelo relatório Justiça e Números do CNJ com uma melhoria de 30% em sua produtividade".

Durante o lançamento da publicação, a presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, reconheceu as críticas à morosidade da Justiça. Eles veem evolução no atendimento que o Poder Judiciário presta ao cidadão, mas reconhecem que o serviço está aquém da demanda e que existe um contingente de brasileiros sem resposta, sem acesso à justiça. Então, na hora de analisar o juiz não pode analisar o Poder Judiciário. No ano passado, de cada 100 processos de execução fiscal que tramitaram, apenas 9 foram solucionados. Na Justiça Federal, o cenário é ainda pior. "Está investindo em novos computadores, recuperação de instalações, baixa de processos, conciliação e unidades que irão acelerar o julgamento de processos como a Contadoria Judicial".

A série histórica levantada pelo CNJ começa em 2009. Entre janeiro e dezembro de 2016, a média de decisões caiu 0,3% ante as estatísticas de 2015 e 3,5% em relação a 2014. Quase o dobro do registrado na 2ª instância (3.384). Segundo o levantamento do CNJ, em 2016, cada juiz brasileiro solucionou 1749 processos, mais de 7 por dia. A força de trabalho total do Judiciário em 2016 reunia 442.365 pessoas. Foi o ponto de fixação da democracia brasileira, quando o Brasil precisou do poder judiciário, ele chegou firme, as instituições funcionando e a democracia funcionando. É uma espécie de raio-X do Poder Judiciário.

Prédio dinamitado da PMCG só volta a funcionar 2ª- image TJ2 on https
Justiça tem 79 milhões de processos sem decisão, revela balanço do CNJ

Apesar da demora para que uma ação seja concluída, a produtividade dos juízes aumentou no ano passado. Se o País ainda tem 80 milhões de processos pendentes de julgamento, os números revelam que, em 2016, os juízes julgaram cada vez mais e cresceu muito a tramitação informatizada dos processos judiciais.

O relatório revelou ainda quanto trabalham os magistrados.

Fachin devolve delação do operador Lúcio Funaro à PGR para ajustes
O relatório com o conteúdo da delação deve ser homologado pela Suprema Corte, após ouvir o colaborador. O ministro Edson Fachin recebeu o material da delação de Funaro nessa terça-feira.

Harvey faz represas de Houston começarem a transbordar — EUA
Sabe-se que o Harvey deixou pelo menos quatro mortos até agora, com outras seis mortes potencialmente ligadas à tempestade . De acordo com autoridades do Texas, o estado deve precisar de mais de US$125 bilhões para a reconstrução.

Melhores momentos de Cruzeiro 2 x 0 Grêmio — Primeira Liga
Mas o grande nome do jogo foi o goleiro do Grêmio e isso fez com que demorássemos a marcar os gols da vitória. Com 2 gols de Carlos Henrique - um em cada tempo - a equipe paranaense garantiu sua vaga para as semifinais.

Related news