Furacão Maria atinge a categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

Furacão Maria atinge a categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

Furacão Maria atinge a categoria 5 e ameaça ilhas do Caribe

A chegada do furacão Maria na madrugada desta quinta-feira (21) na República Dominicana causou graves enchentes e cortes de energia em toda a ilha.

O poderoso furacão Maria, de categoria 5, com ventos de até 257 km por hora, tocou a terra em Dominica na segunda-feira (22H15 de Brasília), informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que citou dados do radar de Martinica e de caças da Força Aérea americana.

"Não se pode excluir completamente que o Maria atinja a categoria 3 à passagem perto de Guadalupe", advertiu a Météo France, considerando que "essa ameaça deve ser levada muito a sério". Ao menos 84 pessoas morreram no Caribe e nos Estados Unidos. Em Porto Rico, as autoridades ainda não confirmaram mortes.

"Muito violento e intenso", disse Coral Megahy, de 31, falando de Santa Cruz. "Nossa vida como conhecíamos mudou".

Rios transbordaram e os ventos derrubaram árvores e danificaram casas e prédios, incluindo vários hospitais, segundo a mídia local. Imagens em redes sociais mostram bairros inteiros de San Juan inundados.

Milhares de pessoas já se refugiaram em abrigos. Maria agora se move a 19 km/h em direção ao noroeste.

Maioria do STF vota por envio denúncia contra Temer à Câmara
A ministra Rosa Weber também votou para que a validade das provas não seja analisada no atual momento processual. O magistrado afirma que é preciso esperar julgamento do tribunal sobre a suspensão da denuncia .

Tomb Raider - Confira o teaser e o pôster do novo filme
Com direção do norueguês Roar Uthaug , o longa sobre Lara Croft ainda não teve os detalhes da história revelados oficialmente. A Warner Bros . apresentou finalmente o primeiro trailer do filme Tomb Raider , que estreará nos cinemas em Março de 2018.

Japão pede mais pressão da ONU contra Coreia do Norte
Trump chamou novamente Kim Jong Un de "homem foguete", em alusão a uma série de mísseis lançados pela Coreia do Norte . Também afirmou que o mundo não enfrenta apenas uma crise de refugiados, mas uma crise de solidariedade.

O furacão Maria tocou o solo perto de Yabucoa em Porto Rico, na manhã desta quarta-feira (20), segundo o Centro Nacional de Furacões. "Confesso que tenho medo".

Conforme o último boletim divulgado pelo NHC, Maria se encontrava a cerca de 25 quilômetros da ilha de Dominica, e a 70 quilômetros a norte de Martinica.

O furacão Maria é 2ª tempestade com ventos superiores a 250 km/h a atingir o Caribe neste mês de setembro.

O furacão matou ao menos sete pessoas em Dominica e duas em Guadalupe, segundo autoridades.

Segundo grande furacão a atingir a região neste mês, Maria deixou ao menos 14 mortos em sua passagem pelo Caribe, e o National Hurricane Center (NHC) disse que a tempestade está a caminho das Ilhas Turcas e Caicos e do sudeste das Bahamas.

Related news