António Costa preparou com ministro da Saúde reunião com sindicato dos enfermeiros

António Costa preparou com ministro da Saúde reunião com sindicato dos enfermeiros

António Costa preparou com ministro da Saúde reunião com sindicato dos enfermeiros

De acordo com a informação avançada pela RTP3, Adalberto Marques Fernandes, ministro da Saúde, esteve reunido com o primeiro-ministro, no final do Conselho de Ministros extraordinário, para avaliar qual a posição que o Governo irá defender amanhã nas negociações com o sindicato.

"Acho sinceramente que o governo tem tardado nas respostas e o ministro da Saúde tem sido desajustado nas suas declarações", considerou Catarina Martins numa ação de pré-campanha em Lisboa.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros, José Azevedo, disse no Porto que os serviços mais afetados pela greve que começou hoje foram os blocos cirúrgicos e as consultas, reafirmando que a adesão rondou os 85% a nível nacional.

Os enfermeiros reclamam ainda a aplicação do regime das 35 horas semanais de trabalho a todos os enfermeiros.

Facebook toma multa de R$ 4,3 milhões por violar privacidade de usuários
Em contrapartida, há entidades externas que conseguem aceder aos dados pessoais dos utilizadores registados no YouTube. Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters.

Fachin analisa pedidos de prisão de Joesley Batista, Saud e Miller
Colocaram à disposição os passaportes e se prontificam a comparecer a qualquer audiência que forem convocados para depor. Pra que o depoimento, então? Mesma ocasião em que pediu exoneração do cargo de procurador da República.

Benfica novamente no caminho do SC Braga
A grelha do sorteio ditou também que na primeira jornada o cabeça-de-série de cada grupo joga em casa com a equipa do Pote 2. Refira-se que a Liga informou ainda que o FC Porto-Benfica do campeonato disputa-se a uma sexta-feira, 1 de dezembro.

Apesar disso, os enfermeiros mantiveram a greve nacional, invocando a recusa do Ministério da Saúde em aceitar a proposta de atualização gradual dos salários e de integração da categoria de especialista na carreira.

Em Castelo Branco, algumas dezenas de enfermeiros juntaram-se em frente ao Hospital Amato Lusitano, em sinal de protesto.

Durante o turno da noite, no Hospital de Faro, a adesão à greve foi de quase 100%, enquanto na unidade de Portimão perto de 90% dos enfermeiros aderiram à paralisação. "Há segurança e há adesão", sublinhou José Azevedo, considerando que as afirmações proferidas nos últimos dias pelo ministro da Saúde, nomeadamente em relação à eventual irregularidade do protesto, serviu para unir ainda mais os enfermeiros.

Luísa Margarida Pereira lembra que desde 2000 há enfermeiros licenciados, que fizeram especializações, mestrados e a carreira continua sem ser reconhecida.

Related news