Vaticano pede a Maduro que suspenda Assembleia Constituinte — Venezuela

Vaticano pede a Maduro que suspenda Assembleia Constituinte — Venezuela

Vaticano pede a Maduro que suspenda Assembleia Constituinte — Venezuela

A Mesa da Unidade Democrática (MUD), prinicipal partido de oposição da Venezuela, convocou seus apoiadores a ocupar as ruas da capital Caracas nesta sexta-feira em protesto à implementação da Assembleia Nacional Constituinte, eleita no domingo passado, que tem plenos poderes para redesenhar a Constituição do país.

"Juro por nossa Constituição mãe, juro defender a pátria de qualquer agressão ou ameaça", afirmou Rodríguez, de 48 anos, ao tomar posse com uma bandeira venezuelana e a Carta Magna na mão.

Por isso, todos os membros da Assembleia Constituinte são, direta ou indiretamente, associados do chavismo e das pretensões de Maduro.

A instalação da Assembleia Constituinte está prevista para hoje na sede do Parlamento, de maioria opositora.

"Estamos diante de um fato inédito, grave, que constitui crime", disse Ortega, que pediu a realização de uma "auditoria" com "especialistas nacionais e internacionais, que não sejam reitores do CNE, porque estes são os primeiros suspeitos". Maduro rejeitou a fraude afirmando que o processo foi "transparente" e atribuiu a denúncia da Smartmatic a uma "reação do inimigo internacional".

Polícia Federal prende dois indiciados em Niterói — Lava Jato
Alexandre Pinto foi preso em sua residência, na Taquara, na Zona Oeste do Rio , dentro de um condomínio de luxo da região. Em Pernambuco, foi confirmada a prisão do lobista Laudo Aparecido Dalla Costa Ziani, genro do ex-deputado Pedro Corrêa.

Trump assina lei com novas sanções contra Rússia, diz Casa Branca
A Casa Branca confirma que Donald Trump participou neste processo, mas não diz até onde chegou a sua colaboração. Donald Trump acabou com as dúvidas e assinou o projeto de lei que impõe novas sanções contra a Rússia .

Scaramucci dura dez dias: Trump afasta novo diretor de comunicação
Apesar de ter perdido o cargo, não é ainda claro se o financeiro vai continuar a trabalhar na Casa Branca de Donald Trump. Sean Spicer , que antecedeu Scaramucci no cargo, usou as mesmas expressões aquando da sua demissão, refere a AP.

Smartmatic afirma que a diferença entre o número de eleitores anunciado e o que mostra o sistema é de, ao menos, um milhão.

Segundo as autoridades venezuelanas, mais de oito milhões de eleitores, cerca de 41,5% dos eleitores inscritos, participaram no escrutínio de domingo. A oposição assegura ter conseguido 7,6 milhões de votos contra a Constituinte em um plebiscito simbólico no dia 16 de julho.

A Procuradoria venezuelana, por sua vez, já pediu à Justiça para anular a instalação, já que é alvo de uma investigação por fraude.

A ex-ministra de Relações Exteriores da Venezuela Delcy Rodríguez foi eleita para ser a presidente da Assembleia Constituinte. A oposição venezuelana, o Mercosul, os Estados Unidos e a União Europeia não reconheceram o resultado, aceito somente por países como a Rússia e a China.

A eleição foi boicotada pela oposição venezuelana, que alega que o ato eleitoral é um caminho para prolongar o poder do Presidente venezuelano, Nicolas Maduro, cujo mandato termina em 2019.

Related news