Segunda-feira há eclipse total do sol

Segunda-feira há eclipse total do sol

Segunda-feira há eclipse total do sol

São mais de trezentos os eclipses solares, neste século, mas os mais espectaculares - os eclipses totais - serão menos de setenta.

Este ano o fenómeno terá o seu ponto mais alto nos Estados Unidos da América por volta das 15h45 UTC (12h45 em Portugal Continental). O fenómeno na fase total teve a duração de 4 minutos e 9 segundos.

Na próxima segunda-feira, dia 21, há um eclipse total do sol.

Na Região Autónoma dos Açores, a visibilidade do eclipse será a partir das 18:40 horas com apenas 28% da superfície encoberta, o ocaso do sol ocorrerá às 20:27, e o ocaso da Lua ocorrerá às 20:28.

Estado Islâmico diz que ataque na Espanha foi contra 'cruzados' e judeus
Uma carrinha galgou o passeio e entrou pela zona pedonal começando a atropelar pessoas de forma indiscriminada. A polícia acredita que a explosão foi um erro de cálculo que acabou impedindo um ataque ainda mais sangrento.

Com lesão na coxa, Geromel ficará afastado por 3 semanas no Grêmio
Só dava Grêmio , e o goleiro Fábio brilhava impedindo os donos da casa de abrir o placar . Aos 6', Ramiro perde a bola na defesa, e Cruzeiro sai em contra-ataque.

Daniel Craig vai continuar como James Bond em 'Bond 25 — É oficial
Será o 25º longa da franquia desde 1962, quando Bond estreou nos cinemas em O Satânico Dr. Daniel Craig vai mesmo ser James Bond em 'Bond 25' .

O eclipse começa quando o sol já se encontra próximo do ocaso, altura em que as imagens dos astros apresentam más condições de observação, diz este organismo, adiantando que apenas nos Açores é que o eclipse parcial vai ser visível desde o seu início até ao fim, apesar de também aí o sol estar já baixo no horizonte. Este é aproximadamente o caminho da totalidade, ou seja, quando a Lua bloqueará completamente o Sol.

Serão descritos alguns procedimentos para observação do Sol, em segurança, e apresentados os equipamentos a ser utilizados na projecção da imagem do disco solar e os que - por estarem protegidos com filtros especiais - permitirão a observação direta do Sol e ainda os métodos para que cada participante, possa registar a imagem do Sol, através de máquinas fotográficas ou telemóveis.

Atividade de participação gratuita, integrada no Programa Ciência no Verão e não sujeita a inscrição prévia.

Related news