Oposição venezuelana denuncia 'sequestro de instituições' por governo Maduro

Oposição venezuelana denuncia 'sequestro de instituições' por governo Maduro

Oposição venezuelana denuncia 'sequestro de instituições' por governo Maduro

"O poder constituído está subordinado a esta Assembleia", declarou Delcy Rodríguez, presidente do novo órgão, acrescentando que a decisão "reflete a boa vontade" da Assembleia Constituinte e transmite "uma mensagem muito clara de cordialidade, convivência e entendimento entre os venezuelanos".

"Estas nações estão pendentes da Venezuela, para que se cumpra o respeito pela Constituição e a cidadania".

Nesta segunda, Cabello afirmou que os constituintes podem tirar a imunidade parlamentar de qualquer deputado (neste caso, seriam os deputados que formam a Assembleia Nacional, dominada por oposicionistas) que violar a Constituição.

O encontro é realizado depois que o Mercosul suspendeu Caracas por "ruptura da ordem democrática", após a eleição em 30 de julho da Constituinte, convocada pelo presidente Nicolás Maduro, que é rechaçada por parte da comunidade internacional e considerada "uma fraude" pela oposição. Ramon Muchacho é o quarto autarca ligado à oposição a ser detido por ordem do STJ nas últimas duas semanas.

Polícia pode indiciar zagueiro por agressão a técnico do Vasco
Com isso, Rodrigo pode ser denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela agressão e ser até suspenso. Dando os parabéns para eles, porque estavam jogando... ele me pegou de surpresa, um cara que saí do Vasco por causa dele.

Chapecoense x Barcelona é hoje
Esta é uma tradicional competição promovida pelo Barcelona e que homenageia o fundador e primeiro presidente do clube. Busquets fez o segundo e Messi ampliou, ainda no primeiro tempo, em que o goleiro Elias foi o destaque da Chape.

Fachin promete celeridade no inquérito contra Temer e o quadrilhão do PMDB
Eles também querem que, em vez do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que recomenda a rejeição da denúncia, seja submetida à votação pelo plenário a própria denúncia de Janot.

Uma portuguesa ficou ferida na sexta-feira, em Caracas, quando enfrentou um veículo militar durante uma manifestação contra a instalação da Assembleia Constituinte, eleita no domingo, disseram à Lusa fontes próximas da vítima.

Na terça-feira, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru assinaram uma declaração conjunta, na qual condenam a "rutura da ordem democrática" na Venezuela e assumem não reconhecer a nova Assembleia Constituinte, "nem os atos que sejam emanados dela, pelo seu carácter ilegítimo".

"Com este ato ilegal, abala-se profundamente o Estado de Direito, em especial em sua faceta de administração da justiça, que afeta de forma direta todos os habitantes da Venezuela, por não disporem de uma instituição autônoma e independente que defenda os direitos fundamentais de vítimas e acusados e conduza investigações de maneira independente e imparcial", diz ainda o comunicado.

O encontro de Lima visava "abordar a crítica situação na Venezuela e explorar formas de contribuir para restauração da sua democracia, através de uma saída pacífica e negociada".

Related news